Após 2 anos de pandemia, Hospitalar 2022 mostra força do mercado de saúde

A Hospitalar, o mais importante evento de saúde e principal plataforma de negócios e networking do setor na América Latina, realizou sua 27ª edição entre 17 e 20 de maio em novo local, no São Paulo Expo, reunindo governo, profissionais responsáveis por políticas públicas, as principais entidades e lideranças, e mais de 1.000 marcas expositoras, nacionais e internacionais. Esse ano, o evento alcançou 75 mil visitas profissionais, interessadas nos 30 eventos simultâneos, entre congressos, fóruns, palestras, workshops e as novidades e tendências apresentadas pelas empresas em um espaço de 100 mil m², totalizando 300 horas de conteúdo. A edição de 2022 é a segunda realizada sob a gestão da Informa Markets.

“Estamos muito felizes com a realização da nossa 27ª Hospitalar. Depois de dois anos de pandemia, o mercado de saúde pedia por esse encontro, foi um misto de emoção e a sensação de dever cumprido, de comunhão, de parceria e união dos atores que lutaram incansavelmente pela saúde no Brasil e mundo. Juntos, pudemos mostrar mais uma vez a pujança do setor no país e na América Latina”, diz a Dra. Waleska Santos, Presidente da Hospitalar.

O tema central “Back to the Basics: recuperando o fundamental e assimilando a inovação” procurou nortear os debates em torno da importância de se unir o conhecimento básico com a tecnologia inovadora e disruptiva. Além de aprofundar e expandir o conhecimento essencial do setor, conectar soluções e produtos, rever processos e entregar uma assistência ainda maior ao paciente.

“Em meio a um período pós pandemia e ainda incerto no país, a Hospitalar mostrou a força do setor de saúde, falando da importância da humanização caminhar junto com a inovação tecnológica disponível no dia a dia. Trouxemos as principais tendências para a cadeia de saúde e queremos continuar colaborando para que o evento possa crescer cada vez mais em relevância na América Latina. Acredito que o evento represente cerca de 40% das vendas anuais para 80% dos expositores participantes, afirma Eduardo Barros, Business Director | Healthcare Business da Informa Markets Brasil.

“Estar na Hospitalar é hoje imprescindível para as marcas, instituições e profissionais do mercado. Trabalhamos o ano inteiro para que toda a cadeia seja impactada com as melhores soluções, novidades e debates que farão a diferença na vida do brasileiro, seja na saúde pública e privada”, finaliza Marco Basso, CEO da Informa Markets LATAM.

Dentre os congressos realizados durante a Hospitalar destacaram-se o CISS (Congresso Internacional de Serviços de Saúde), o Hospitalar Facilities (equipamentos, soluções e serviços para manutenção da infraestrutura hospitalar), o HIMSS@Hospitalar (tecnologia e inovação com big data, analytcs, telemedicina e outros), Congresso de Reabilitação (com foco tecnologia, no envelhecimento da população e prevenção), Atenção Domiciliar (estratégias para desospitalização e transição segura de cuidados em casa. A Hospitalar 2022 também disponibilizou uma gama diferenciada de cursos nas áreas de saúde corporativa, saúde suplementar, transformação digital, entre outros temas, além de 7 Arenas de Conteúdo Gratuito.

Foram discutidos temas como o  futuro da saúde no Brasil e no mundo; a saúde e o mundo pós-pandemia, telemedicina (telemonitoramento), inteligência artificial na descoberta de novos medicamentos e tratamentos, transformação digital e os cuidados com o paciente, mudanças na educação dos profissionais de saúde para atender as necessidades do mercado, uso de drogas ainda criminalizadas, como psicodélicos e cannabis, aumento dos transtornos mentais e as consequências diretas na mão de obra e sustentabilidade de todo o mercado, debates sobre a saúde suplementar, regulamentações, open heath, novos devices e startups, inoperabilidade, sequenciamento genético, acreditação e segurança do paciente, eficiência operacional e o correto descarte para o aumento dos resíduos sólidos infectantes, legislação, entre outros.

Durante os 4 dias de evento foram ainda realizadas premiações cujo objetivo foi o de destacar personalidades e iniciativas que promovem a saúde. O Governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, presidiu a cerimônia de abertura na qual a médica reumatologista Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, diretora clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP), foi homenageada com o Prêmio Hospitalar 2022 – Personalidade do Ano.

O Ministro Paulo Alvim e grandes personalidades de instituições como FIOCRUZ, ANVISA, EMBRAPII, INMETRO e empresas do setores de biotecnologia, saúde e porta-vozes que atuam com políticas públicas participaram das principais discussões sobre o mercado de biotecnologia no II Fórum de Inovação ANBIOTEC Brasil, onde acordos importantes foram fechados.

O evento, que conta com sete setores, apresentou como novidade o de Diagnóstico e Laboratórios. Este novo setor surgiu da crescente demanda dos visitantes por produtos relacionados à área e contou com o apoio da ABRAMED e da ANBIOTEC para desenvolvê-lo e atrair expositores.

A Hospitalar conta com o patrocínio institucional da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (FENAESS); Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo (SINDHOSP); Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (ABIMED), além de mais de 30 apoiadores.

Confira a lista completa em hospitalar.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.