Artigo – Estratégias de Marketing Digital para a área da saúde

O marketing digital para saúde tem como objetivo reunir estratégias que beneficiem as empresas do setor com o objetivo não só de atrair mais pacientes, mas também de fazer com que o profissional se posicione no mercado, ganhando autoridade e credibilidade no seu nicho.

Além de gerar bons resultados a longo prazo, focar em um bom planejamento estratégico irá melhorar a experiência do cliente em todo o processo, desde a busca da solução para o problema até a pós-consulta, onde é necessário garantir a sua fidelização.

Para entender melhor sobre este assunto, continue a leitura do nosso artigo e veja a importância de alinhar boas estratégias de marketing médico e se destaque da concorrência, garantindo a sua presença no mercado online da maneira correta! Boa leitura!

Automatize a sua rotina

Nos últimos anos, o setor da saúde precisou se adaptar à forma como atrai, recebe e até mesmo como atende os pacientes. E quem soube adotar um bom sistema de automação de marketing, se destaca pelos benefícios que essa estratégia traz para seu negócio ao economizar esforços em processos operacionais do dia a dia, como atender demandas simples de marcas consultas e dar mais foco para atividades estratégicas, de análises e melhorias.

Métricas de marketing para médicos 

Acompanhar os dados e alinhar as estratégias e investimento de acordo com o que é visto nas métricas da sua clínica ou consultório, é de extrema importância. As métricas são fundamentais para o sucesso da gestão do seu negócio e é somente olhando para elas que será possível observar os pontos fortes e fracos da sua atuação no mercado digital e pensar em novas oportunidades de investimentos. Tomar decisões baseadas em dados reais eleva o nível de precisão da estratégia, gerando resultados mais satisfatórios.

Para isso, é necessário definir uma periodicidade de acompanhamento das métricas a fim de obter bons parâmetros de comparação e observar se, de fato, suas ações estão no caminho correto, se está conseguindo captar mais leads e também observar a lucratividade do seu negócio. Confira abaixo as principais métricas para acompanhar:

  • ROI (Retorno sobre Investimento)

É a partir dessa métrica que mostra o quanto de dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento realizado. Ao final de uma ação de marketing, por exemplo, é possível verificar se teve algum retorno financeiro ou não.

  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

Mostra o quanto está sendo investido para conquistar cada cliente para o seu consultório. São somados todos os custos relacionados com a captação de pacientes, marketing do consultório e tempo de atendimento ao paciente e é dividido pelo número total de pacientes que você atendeu durante aquele mesmo período.

  • Churn Rate

Ao medir o Churn Rate, você saberá exatamente quantos pacientes estão desistindo do seu serviço ao final de um período de tempo. Com esta métrica em mãos será possível rever a estratégia para poder voltar a reter seus pacientes.

Atenção ao código de ética! 

Se comunicar com o seu público-alvo de maneira correta, ética e responsável, é primordial para que as estratégias fluam da melhor maneira possível. Para isso, é necessário se atentar às boas práticas do marketing médico:

  • Não utilize fotos dos pacientes em peças promocionais;
  • Não divulgue preços e formas de pagamento;
  • Não faça afirmações que não foram baseadas ou extraídas em estudos clínicos veiculados em publicações científicas;

Dentre muitas outras regras. Aproveite para expandir seus conhecimentos sobre este assunto, baixando o nosso e-book “Ética médica no marketing digital: o que pode e o que não pode ser feito”.

Conclusão

Caso tenha dúvidas de como colocar em prática as estratégias vistas neste artigo, talvez seja necessário contratar uma agência especializada em marketing médico. Dessa forma, será possível contar com profissionais que entendem do assunto para alinhar de maneira assertiva a presença digital do seu negócio.

André Cintra é CEO da Post Digital, especialista em Marketing Estratégico pela Insper e graduado em criação e desenvolvimento de websites. Em 2010, fundou a Post Digital, agência de Marketing Digital focada em performance e resultados que já atendeu mais de 300 projetos para clientes nas áreas de saúde, direito, tecnologia, comunicação, varejo e educação

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