Artigo – Novo relatório revela esperanças e resiliência de idosos na Covid

Pesquisadores do Estudo Longitudinal Irlandês sobre Envelhecimento (TILDA) em Trinity lançaram um relatório que oferece uma nova visão sobre como os idosos lutaram com a crise da Covid durante a primeira onda (julho-outubro de 2020). O relatório, ‘Em Suas Próprias Palavras: As Vozes dos Idosos Irlandeses na Pandemia da Covid-19’, pesquisa 4.000 participantes idosos, registrando relatos em primeira mão de suas experiências. As contribuições no relatório revelam o impacto da Covid-19 e a diversidade de experiências, e também suas esperanças, determinação e resiliência.

Principais conclusões:

– 20% indicaram capacidade para enfrentar ou demonstraram resiliência aos desafios da pandemia.

– 20% referiram aumento da sensação de isolamento social ou solidão. Os participantes expressaram regularmente que seu maior desafio era lidar com a solidão que foi trazida com a pandemia.

– Alguns participantes comentaram sobre sua frustração por se sentirem negligenciados e desconsiderados pela mídia ou comentaristas de saúde pública.

– 55% referiram esperança e otimismo para o futuro quando questionados sobre o que mais esperavam quando a pandemia terminasse.

– A maioria dos participantes tinha fortes desejos e aspirações de se encontrar com filhos e netos, bem como com outros familiares e amigos.

– Muitos participantes que estavam trabalhando no momento da pandemia discutiram os desafios de perder seus empregos ou experimentar um aumento na jornada de trabalho devido ao seu papel como trabalhadores essenciais.

– Muitos expressaram o desejo de voltar a se envolver com atividades suspensas devido ao Covid-19.

– Vários participantes comentaram sobre sua esperança de ver o surgimento de uma sociedade mais justa assim que a pandemia finalmente acabasse.

“De fato, é importante que nossa sociedade reveja nossas atitudes em relação ao envelhecimento e esteja alerta para o preconceito etário na forma como tratamos ou representamos os idosos. Quais são, por exemplo, as implicações de uma política para aqueles que ela afeta? A mensagem secreta pode ser que os maiores de 70 anos têm menos valor do que outros na sociedade e, portanto, podem ser excluídos da participação ativa, apesar das fortes evidências em contrário do TILDA e de muitos outros estudos. ”

Fonte: Mark Ward et al, Altered lives in a time of crisis: The impact of the COVID-19 pandemic on the lives of older adults in Ireland. Findings from The Irish Longitudinal Study on Ageing, (2021). DOI: 10.38018/TildaRe.2021-01

Rubens de Fraga Júnior é professor titular da disciplina de gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. Médico especialista em geriatria e gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.