Programa de Controle de IRAS é tema de aula virtual

Nesta quinta-feira (27), a Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) dá início às aulas mensais de sua Consultoria em Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS). Como de praxe, o Programa de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde (PCIRAS) será o primeiro tema do ano. A atividade, que é voltada para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais da área da saúde, será realizada das 14h às 16h, de forma online e gratuita para associados.

A médica infectologista e coordenadora do grupo de estudos, Dra. Bethânia de Oliveira, conta que janeiro traz sempre o mesmo tema não é à toa. “É uma introdução ao assunto: como montar um serviço de Controle de Infecção, o que a legislação exige e como tudo funciona. Todo hospital deve montar uma CCIH para que o controle de infecção seja feito e esse é um assunto básico e indispensável para a estruturação e funcionamento da Comissão”, revela.

O tema será apresentado por Kássia Cecília Piretti, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), que abordará diferentes questões relacionadas à elaboração do PCIRAS, conjunto de ações desenvolvidas deliberadas e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. A aula trará detalhes sobre vigilância epidemiológica, indicadores de qualidade, notificações, indicadores epidemiológicos, protocolos, resoluções, manuais, reuniões técnicas, medidas de biossegurança e muito mais.

As inscrições são gratuitas para associados da AHEG e podem ser feitas pelo e-mail recepcao@aheg.com.br, mediante o envio dos seguintes dados: nome completo, função, CNPJ, nome do hospital e telefone para contato. No dia da aula online, os inscritos recebem, via e-mail, um código para acessar a videochamada no Google Meet. Lembrando que o certificado é concedido apenas para quem mantiver a câmera ligada do início ao fim da aula.

Consultoria em SCIRAS

A palestra integra a programação anual da Consultoria em SCIRAS da AHEG, cujo objetivo é informar sobre os temas básicos e indispensáveis para o funcionamento de uma CCIH. Nos próximos meses, a associação abordará os seguintes temas: Plano de segurança do paciente (24/02), Indicadores epidemiológicos de IrAS (31/03), Higiene das mãos (28/04), Medidas de precaução (26/05), Higienização e Limpeza (30/06), Critérios para definição de IrAS (28/07), Critérios diagnóstico de IPCSL (25/08), Critérios diagnóstico de PAV (29/09), Critérios diagnóstico de ITÚ (27/10), Surto (24/11) e Acidente com material biológico (15/12).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.