Março Lilás aborda a atenção ao cuidado do bebê prematuro

A campanha Março Lilás – Atenção ao cuidado do bebê prematuro, promovida pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), busca informar e capacitar equipes médicas sobre os cuidados e desafios relacionados aos bebês prematuros não só durante a internação, mas também durante o acompanhamento após a alta hospitalar.

“Existem cuidados que devem ser dirigidos especificamente ao bebê prematuro, pois há riscos que são inerentes (ou maiores) nessa população. Dessa forma, diante do aumento na incidência de prematuros e da importância de se ter um atendimento/seguimento adequado, a SPSP destacou esse tema como uma de suas campanhas”, explica o pediatra Claudio Barsanti, coordenador das campanhas da SPSP.

Recém-nascidos prematuros necessitam de cuidados especiais logo após o nascimento e, com muita frequência, acabam sendo internados em UTI Neonatal, necessitando de cuidados não só durante a internação como também após a alta hospitalar. “O olhar individualizado sobre suas necessidades, a integração e o envolvimento de toda equipe multiprofissional e da família na atenção ao cuidado, fazem toda a diferença na assistência e, consequentemente, na qualidade de vida desses pacientes”, esclarece Maria Regina Bentlin, presidente do Departamento de Neonatologia da SPSP e coordenadora da campanha.

Como parte das ações do Março Lilás, o Departamento de Neonatologia programou dois eventos – o ‘Encontro Virtual com o Especialista: Como estamos imunizando os nossos prematuros?’, que aconteceu no dia 25 de fevereiro, e o ‘Café da Manhã Virtual com o Professor – Desafios na nutrição do prematuro extremo na UTI Neonatal’, a ser realizado no dia 6 de março. Além disso, serão publicados artigos científicos para os pediatras, no portal da SPSP, e também para o público leigo, no blog Pediatra Orienta.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.