Bolsas para estomia Casex: saiba quais os produtos que você precisa conhecer

26

Para quem ainda não sabe muito sobre esse assunto, mas teve que passar por este procedimento, precisa conhecer os produtos que são indispensáveis para viver. São produtos necessários para o dia a dia que facilitam a adaptação à essa nova vida. O avanço da tecnologia é um grande aliado para quem tem uma estomia e garantem uma adaptação mais fácil e confortável ao dia a dia das pessoas com estomia.

Depois de passar por uma cirurgia e uma internação hospitalar, chegar em casa é um grande desafio. É necessário aprender a cuidar de uma estomia – esvaziar ou trocar o equipamento coletor, cuidar da estomia, higienizar a pele – parece complicado e até um pouco assustador, mas não se preocupe, com o tempo, essa rotina vai se encaixando na sua vida e tudo vai ficando mais fácil. E o melhor de tudo, você tem produtos de ótima qualidade, que podem ajudar em cada uma das etapas desse processo de adaptação.

Existem opções, é preciso pesquisar bem, mas você conta com atendimento especializado do enfermeiro estomaterapeuta. Esse é o profissional mais preparado para orientar você quanto aos cuidados com a estomia e também te ajudar a conhecer as melhores opções de produtos, considerando as suas características e necessidades. Veja agora quais são os principais produtos que você deve conhecer para cuidar da estomia de modo prático e seguro:

Equipamentos coletores

As bolsas coletoras tem a finalidade de controlar a eliminação e armazenar as fezes e/ou urina desviadas do fluxo intestinal ou urinário. Desse modo, dependendo das necessidades que você possui e das especificações da estomia, as bolsas podem variar quanto: Abertura de esvaziamento: em casos de colostomia e ileostomia, abertura mais larga para eliminar fezes. Em casos de urostomia, abertura mais estreita para eliminar urina;

Tipo de descarte: quando possuem abertura embaixo, são drenáveis e podem ser higienizadas sem retirá-las do corpo, com maior durabilidade. Quando fechadas precisam ser retiradas do corpo e descartadas.

Placas (bases)

As placas têm a função de proteger a pele do contato com as eliminações e de conectar a bolsa ao corpo. Elas geralmente são compostas por resina de hidrocoloides que protegem e tratam a pele.

As bases adesivas podem ser:

  • Flexíveis ou duras: a consistência do material da placa pode variar. As flexíveis possuem resina de hidrocoloides dentro da flange e suporte de adesivo microporoso fora. Já as resinas regulares ou duras, possuem resina de hidrocoloides dentro e fora da flange.
  • Planas ou convexas: a expectativa é que a estomia apresente protrusão, ou seja, esteja acima do nível da pele uns 2,5 a 3cm. Quando isso ocorre, a placa de escolha será a plana. Quando a estomia se apresenta plana ou retraída a placa precisará ser convexa para evitar vazamentos;
  • Pré-cortadas ou recortáveis: algumas placas vêm com modelo de abertura definido de fábrica, enquanto outras vêm com um pequeno orifício e um medidor que permite medir a estomia e aumentar o orifício de acordo com o tamanho correto para a estomia.

Espessantes para bolsas de estomia

O pó espessante é utilizado para estomias com efluente líquido, para espessar o conteúdo e evitar vazamentos. São na verdade uma ajuda muito importante, pois permitem às pessoas com estomia administrarem melhor a capacidade da bolsa e suas atividades diárias.

Produtos para cuidados extras da estomia

  • Removedores adesivos: ajudam a remover placas e bolsas de forma menos dolorosa e traumática, evitando feridas nas trocas do equipamento e evitando os resíduos na pele;
  • Cintos para estomia: eles são adaptados às bolsas do sistema de 2 peças (base adesiva e equipamento coletor) e ajudam a manter o equipamento no lugar. Facilitam a mobilidade com a mesma durante as atividades do dia a dia, como caminhar, dirigir ou praticar esportes;
  • Desodorantes para bolsa coletora: uma das maiores queixas para quem tem estomia é o mau cheiro proveniente dos resíduos armazenados durante certo tempo na bolsa. Nesse sentido, uma dica para esse tipo de problema são os produtos aromatizantes, que amenizam os odores naturais e facilitam a limpeza das bolsas.

Porém, mesmo com os melhores produtos é preciso manter uma rotina de cuidados adequada com o equipamento, a estomia e a pele ao redor. Procure manter a pele sempre limpa e seca, e testar os materiais em outras regiões do corpo para evitar alergias. (pastas, protetores, pós)  Você pode encontrar tudo que precisa em nossa loja virtual. Como os melhores equipamentos para estomia, filtros de carvão ativado e outros adjuvantes que facilitam o seu dia a dia.

Acesse a loja virtual: casex.com.br/loja

Fonte: www.ostomais.com/produtos-para-ostomia-os-principais-insumos-que-voce-deve-conhecer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

quatro + 18 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.