Cardioncologia na prática clínica

258

Os efeitos colaterais do tratamento contra o câncer podem debilitar ainda mais o paciente oncológico, trazendo desde pequenos desconfortos até comprometimentos mais sérios de órgãos sadios. O coração é um deles. Procedimentos terapêuticos oncológicos em pacientes com doenças cardiológicas já instaladas exigem um atendimento multidisciplinar para que o coração não seja ainda mais comprometido. Além disso, estimativas apontam que 10% dos pacientes oncológicos podem ter problemas cardíacos derivados dos processos de quimio ou radioterapia.

Para auxiliar oncologistas, cardiologistas e demais médicos que atuam na luta contra o câncer, a Editora Manole lança Cardioncologia na prática clínica, um livro que traz os últimos acontecimentos na área de Cardioncologia, por meio de uma linguagem acessível a todas as especialidades engajadas nesse tratamento.

A leitura facilita a escolha da melhor conduta, retratando de forma objetiva e prática os mais recentes conhecimentos sobre a cardiotoxicidade e os principais efeitos da terapia oncológica sobre o coração. O acompanhamento multidisciplinar permite que a jornada do paciente seja mais adequada e direciona à melhor terapia com menor risco de complicações.

Os mais importantes aspectos das drogas quimioterápicas, o tipo de radioterapia e seus impactos no sistema cardiovascular, as particularidades das interações farmacológicas e o atendimento das situações de emergência em cardiopatas com câncer ou em pacientes oncológicos com manifestação aguda da doença cardiovascular são alguns dos temas tratados na obra.

Coordenado pelos cardiologistas Heron R. S. Rached, Miguel Antonio Moretti, Marcelo Dantas Tavares de Melo, Maria Verônica Câmara dos Santos e pelo hematologista Rodrigo Santucci, Cardioncologia na prática clínica pode ser considerado um marco no estudo da recuperação adequada dos pacientes com câncer.

Coordenadores:

HERON R. S. RACHED é médico especialista em Cardiologia e doutor em Ciências Médicas (FMUSP), além de médico coordenador do Núcleo de Cardiologia e Pneumologia dos Hospitais Leforte, em São Paulo. Rached tem título de Habilitação em Ecocardiografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC) da SBC.MIGUEL ANTONIO MORETTI é médico especialista em Cardiologia (SBC) e doutor em Ciências Médicas (FMUSP), além de médico-assistente do InCor-HCFMUSP.

MARCELO DANTAS TAVARES DE MELO é médico especialista em Cardiologia, doutor em Cardiologia (FMUSP), tem título de Habilitação em Ecocardiografia (SBC), além de professor adjunto da UFPB, campus João Pessoa, na Paraíba.

MARIA VERÔNICA CÂMARA DOS SANTOS é cardiologista pediátrica e ecocardiografista pediátrica e fetal. Tem título de Habilitação em Ecocardiografia (SBC) e é mestre em Cardiologia (EPM-Unifesp).

RODRIGO SANTUCCI é médico especialista em Hematologia (ABHH) e em Clínica Médica (SBCM), além de médico-assistente do Departamento de Onco-hematologia da FMABC. Santucci também é coordenador da Oncologia, Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Leforte, em São Paulo, e diretor médico do Instituto Hemomed de Hematologia e Oncologia.

Deixe seu comentário