Healthtechs: cresce a oferta de apps de emergência médica

As healthtechs brasileiras estão a todo vapor. São startups que se destacam por oferecer serviços de saúde e comodidade ao consumidor, que se beneficia por ter acesso e uma excelente relação entre custo e benefício na tela do celular.

Todo mundo, por exemplo, tem um monte de medicamentos em casa. São sobras de tratamentos passados, em geral, que ficam numa caixa, esperando para ser administrados em outras oportunidades. As bulas, porém, se perdem, na maioria das vezes… Para resolver esse problema, nada melhor do que baixar no celular um app que descreve a bula de praticamente todos os medicamentos existentes, como o BulasMed, por exemplo.

Quem deseja monitorar sua frequência cardíaca também tem opções nas lojas virtuais – e gratuitas, como o Ritmo Cardíaco Instante, um app que usa o flash da câmera para verificar o estado de saúde do usuário. O sucesso é tão grande que o app já alcançou 35 milhões de usuários em países como Estados Unidos e Brasil.

Precisa de marcar uma consulta, mas não tem plano de saúde? O Dandelin oferece uma espécie de assinatura de consultas, na qual os usuários pagam preços menores por consultas de rotina e exames, reduzindo valores pelo número de usuários cadastrados.

O destaque deste material fica por conta do 41help (Four One Help), serviço de mobilidade em saúde que permite ao usuário acionar uma ambulância, para ele mesmo ou para outra pessoa, em qualquer circunstância de conveniência (para consultas e exames, por exemplo) ou para urgências e emergências.

Disponível tanto por um App para Android ou IOS quanto pelo site (www.41help.com.br), o 41help é facílimo de operar e tem muitas vantagens para o usuário:

  1. SEGURANÇA

Quando alguém precisa de uma ambulância, é comum procurar uma empresa que oferece seus serviços pela Internet. Porém, não é possível saber se ela é homologada e cumpre as exigências do Ministério da Saúde. Para fazer parte da 41help, entretanto, todas as empresas necessariamente precisam ter a documentação em dia e obedecer a Portaria 2048 do MS, que trata dos serviços de Urgência e Emergência. Assim, o usuário terá a certeza de que será atendido por um veículo com todas as condições técnicas necessárias para o seu bem-estar, bem como por uma equipe preparada para o caso em que o paciente se encontra naquele momento.

  1. AGILIDADE

A plataforma 41help trabalha com empresas de ambulância em diversos pontos das cidades que atende. Assim, os usuários não esperarão por atendimento por horas, já que as bases estão bem distribuídas. Essa é a forma mais rápida de se conseguir um atendimento de qualidade.

  1. FACILIDADE

Com o App 41help – ou mesmo pelo site – , o usuário tem a facilidade de, em apenas alguns cliques, encontrar o serviço desejado. Ele não precisará realizar diversas pesquisas e cotações de preços por telefone, já que o próprio aplicativo mostrará as melhores soluções, sem demora, complicação ou burocracia.

  1. MELHOR RELAÇÃO ENTRE CUSTO E BENEFÍCIO

Ao contratar os serviços da 41help, o usuário saberá os valores que serão cobrados, porque o próprio App direcionará a ambulância que ele precisa para sua necessidade. Assim, após fornecer as informações sobre o trajeto, ele conseguirá calcular o valor do serviço utilizado.

  1. SERVIÇOS DE URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E CONVENIÊNCIA MÉDICA

A 41help oferece modalidades diferenciadas de atendimento. A Conveniência Médica é um serviço de mobilidade indicado a pacientes de baixa complexidade, que necessitam de transporte e acompanhamento para consulta ou exame laboratorial. Idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, cadeirantes e quem passou por cirurgias, principalmente as ortopédicas, são os principais usuários do serviço, que conta com técnico de enfermagem ou enfermeiro e ambulância sem UTI para a realização do transporte.

Em casos de urgência e emergência – como quedas e males súbitos, por exemplo – é necessária a presença médica e de ambulância equipada com UTI. Essa modalidade é também oferecida pela 41help, que tem empresas homologadas e preparadas para atendimentos pré-hospitalares conforme as exigências do Ministério da Saúde.

41help

A 41help é uma empresa de tecnologia voltada para o segmento de saúde e mobilidade. Seu objetivo é o desenvolvimento de produtos que conectem pessoas a soluções de saúde, de forma descomplicada, rápida e eficiente.

A startup nasceu da experiência de três executivos: Anderson Santos, Boanerges Dias e Fábio Ianni.

Anderson Santos é o responsável por toda a parte tecnológica da 41help. Ele traz para a startup mais de 20 anos de experiência em gestão estratégica de projetos. Possui certificação internacional em gestão (PMP), MBA pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, amplo conhecimento em desenvolvimento de sistemas, processos, inteligência artificial, internet das coisas e big data, entre outras especializações que contribuem para o desenvolvimento e gestão do projeto tecnológico. Como Gerente de Projetos de TI de empresas como Santander, Capgemini, Crefisa e IBM, conquistou a experiência que permitiu trazer para a 41help uma visão estratégica e dinâmica não apenas da área tecnológica, mas também do negócio.

Boanerges Dias assumiu as áreas administrativa e comercial da 41help. Com formação Administração de Empresas, possui MBA em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e outro MBA em Gestão Empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Dias dirige a Medicall, uma das mais importantes empresas especializadas em atendimento de urgências e emergências médicas da capital paulista. Com espírito empreendedor, o profissional traz para a 41help a expertise de mais de 20 anos no segmento de saúde, especialmente em mobilidade, sendo responsável pelas parcerias com empresas que farão os atendimentos aos usuários da plataforma.

Fabio Ianni é publicitário de formação, graduado pela PUC-SP, e um empreendedor nato. Com diversos cursos de Gestão Financeira, além de ter atuado como Trainer em PNL, é diretor da AMC Ambulâncias, Mobilidade e Cuidados por Você, uma empresa especializada em remoções de urgência e emergência, atendimentos pré-hospitalar, área protegida e locação de ambulâncias para eventos. Ele assume, na 41help, as áreas de Marketing e Financeira, oferecendo à plataforma a expertise de 15 anos de atuação no segmento de mobilidade e mais de 20 anos de conhecimentos na área de saúde.

Juntos, os empreendedores investiram na startup com a intenção de levar ao mercado, carente de opções seguras, eficientes e transparentes, uma solução que facilite a vida de quem precisa de praticidade.

Nos primeiros meses, a 41help pretende realizar entre 300 e 400 atendimentos diários, ampliando sua capacidade conforme a entrada de novas empresas homologadas.

Dados dos atendimentos por ambulância na cidade de São Paulo, para efetivação de pautas

A OMS – Organização Mundial da Saúde recomenda que exista uma ambulância para cada 10 mil habitantes nas grandes cidades. A cidade de São Paulo oferece, pelo SAMU, uma ambulância para cada 100 mil habitantes.

– Segundo dados da Lei de Acesso à Informação, fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a maio de 2019, o tempo médio de espera por uma ambulância do SAMU foi de 90 minutos, na capital paulista.

– O Samu tem cerca de 1.200 ocorrências diárias, sendo que metade delas recebe equipes de socorro. Ao todo, 40% dos atendimentos realizados pelo serviço são casos de alta gravidade (prioridade 1), como traumas, ataques cardíacos e problemas respiratórios.

– A OMS – Organização Mundial da Saúde recomenda que os chamados de prioridade 1 – aqueles em que há risco de vida e o paciente deve ser encaminhado imediatamente a uma unidade hospitalar – devam ser atendidos em até 12 minutos. Porém, em abril de 2019, a média de tempo de espera para essa prioridade foi de 36 minutos na cidade de São Paulo, com picos de 41 minutos em determinadas regiões.

– Vale lembrar que o SAMU realiza apenas atendimentos de urgência. As empresas particulares realizam também os serviços de conveniência, que são aqueles relatados acima.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.