Casa de Saúde Saint Roman completa 53 anos se consolidando como referência na área de saúde mental

A Casa de Saúde Saint Roman (CSSR), tradicional clínica para o tratamento de transtorno mental e dependência química, localizada em Santa Teresa, está completando 53 anos, se consolidando como referência na área de saúde mental no Rio de Janeiro.

Desde o início da pandemia, a instituição vem observando como a saúde mental das pessoas vêm sendo afetada, o que elevou a procura de pacientes para este tipo de atendimento na clínica, seja nos ambulatórios, no Hospital Dia ou internações. Atualmente, a CSSR vem operando com capacidade máxima na internação, com o total dos 100 leitos ocupados.

Um dos diferenciais da clínica é o trabalho com equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, auxiliares psiquiátricos e profissionais de apoio. Conta, também, com atendimento farmacêutico 24h e serviço de Pronto-Atendimento prestado pela equipe e médico de plantão 24 horas. Além de oferecer serviço de nutrição em ambulatório para os pacientes.

A Casa de Saúde Saint Roman também mantém uma parceria com o IBMR (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação) no trabalho com estagiários nas áreas de enfermagem, psicologia e nutrição.

“Ao completar meio século, a Saint Roman conta com mais de 150 funcionários e 100 leitos para internação. Basicamente, atendemos pacientes com transtornos psiquiátricos ou dependentes químicos. E, nestes mais de cinquenta anos, por nem um dia sequer nos desviamos de nossa filosofia: trabalho dinâmico, equipes multidisciplinares e foco na recuperação, reintegração e ressocialização dos pacientes”, ressalta Dr. Licínio.

Desempenho

Em 2021, ainda no período da pandemia, a Casa de Saúde Saint Roman registrou um crescimento no número de internações em relação ao ano anterior e viu aumentar a procura para o tratamento da saúde mental. Esses números refletem a excelência do trabalho que a Casa de Saúde Saint Roman vem realizando nos últimos anos, principalmente, durante a pandemia, com as internações seguindo todas as medidas de segurança, a introdução da telemedicina e, posteriormente, com a volta do atendimento presencial.

“O fato é que a psiquiatria no Brasil tem evoluído e apresentado melhoria na qualidade do atendimento, especialmente quando realizado por equipes multidisciplinares. Infelizmente, ainda muito reduzidas em números para pacientes graves. O nosso compromisso nesses mais de 50 anos é o cuidado com o paciente e a família, priorizando um atendimento sempre de qualidade”, frisou Dr. Licínio.

Centro de Estudos

Sob a direção do psiquiatra Ricardo Patitucci, Diretor Clínico da CSSR, o Centro de Estudos retomou suas atividades acadêmicas e vem realizando palestras abordando temas importantes para o aperfeiçoamento dos colaboradores.

Hospital Dia

O Hospital Dia, coordenado pela psicóloga e diretora Sonária Martins, atende pacientes com quadros psiquiátricos e de dependência química, tendo o objetivo de minimizar o processo da evolução da doença, processos de perda social, afetivas e laborativas, reforço à conscientização da doença e seus tratamentos. Há cinco anos foi lançado o programa HD vai ao teatro, iniciativa pioneira de estimular e incentivar o reforço dos clientes e familiares para a ressocialização, através de idas a teatros e shows.

Saint Roman

A Clínica foi idealizada e fundada pelo psiquiatra Licínio Ratto em 1969, que na época, optou por realizar um trabalho diferenciado com equipe multidisciplinar. Desde 1966, Dr. Licínio Ratto vislumbrava um atendimento psiquiátrico que garantisse a pacientes e suas famílias o retorno ao convívio social. Durante durante todos esses anos, a Saint Roman aprimorou e passou a oferecer um atendimento personalizado e humanizado aos pacientes e familiares no tratamento dessas patologias, dentro de uma estrutura de excelência, seja nos serviços de internação e ambulatorial, se consolidando com centro de referência nos a tendimentos psiquiátrico e dependência química.

Conta com 100 leitos, serviço de internação, Hospital Dia (Espaço Conviver), consultórios, pronto atendimento, Centro de Intervenção, Tratamento e Reabilitação de Adictos (CITRAD) e um Centro de Estudos.

Continua sob administração familiar: Licinio Ratto e seus três filhos: Marcello Ratto, Alexandre Ratto e Luciano Ratto.

Informações: www.saintroman.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.