Casa de Saúde São José inaugura sala híbrida

728

A Casa de Saúde São José, hospital tradicional do Rio de Janeiro, acaba de inaugurar uma sala híbrida em seu centro cirúrgico. O espaço, de 94 metros quadrados, conta com um moderno equipamento, o Discovery IGS7, que é o único disponível no Rio de Janeiro. De acordo com o cirurgião vascular Marcelo Ferreira, coordenador da unidade, a máquina é um sistema de angiografia móvel e tem uma tecnologia de ponta, que fornece imagens 3D em alta qualidade.

“A Casa de Saúde São José foi pioneira na aquisição desse equipamento. No Brasil, há apenas três, sendo esse o único no Rio de Janeiro. Esse é o principal diferencial da nossa sala híbrida, que é uma das mais completas do Brasil. Com a nova tecnologia, poderemos planejar, orientar e avaliar procedimentos cada vez mais sofisticados, com maior precisão”, explica Dr. Ferreira.

Segundo ele, o layout sem trilhos fixados ao teto permite que a máquina deslize pelo chão, oferecendo flexibilidade quanto à sua localização. Isso facilita o trabalho de equipes multidisciplinares, já que é possível colocar os monitores e outros acessórios no local mais cômodo para os profissionais. Outras vantagens são o braço em C de amplo diâmetro, que oferece a fusão de imagens 3D, e o uso mais eficiente do contraste, favorecido pela visualização de grandes áreas do corpo do paciente.

“O sistema conta com uma plataforma móvel, que carrega o braço em C. Quando em posição de imagem, ele gira em torno da mesa em um caminho pré-definido, com a orientação precisa do laser. Essa funcionalidade, combinada ao movimento da mesa, permite criar imagens da cabeça aos pés do paciente”, acrescenta.

Ainda de acordo com o médico, a sala híbrida da Casa de Saúde São José está apta para a realização de procedimentos como Cirurgia Endovascular, Neurointervenção e Radiologia e Cardiologia Intervencionistas. No novo espaço, os profissionais terão acesso ao que há de mais moderno em termos de imagem, por meio do Discovery, em um ambiente onde também é possível realizar cirurgias, permitindo que sejam feitos procedimentos minimamente invasivos.

Deixe seu comentário