Centro de Excelência Canabinoide lança instituto para promoção de pesquisas científicas e capacitação médica

O Centro de Excelência Canabinoide (CEC), empreendimento pioneiro especializado no uso medicinal da cannabis no Brasil, anuncia o lançamento do Instituto CEC de Educação e Pesquisa. A iniciativa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento da educação médica e técnica, abrangendo as melhores práticas atuais e os avanços futuros nas formas de terapias, tratamentos e aplicações da cannabis medicinal. Além disso, visa atuação e estímulo em relação às pesquisas científicas sobre as possibilidades de uso da planta para diversas condições médicas.

Para isso, o Instituto conta com curadoria de conteúdo e com uma rede de pesquisadores, médicos, profissionais da indústria e pacientes dedicados a aumentar a compreensão clínica da cannabis, com foco em seu potencial terapêutico. “Queremos ser um agente transformador no desenvolvimento das atividades ligadas à cannabis medicinal no Brasil, incluindo capacitação de médicos e promoção de projetos científicos. Também atuaremos como agente de conscientização da sociedade sobre os benefícios da medicina canabinoide por meio da realização de pesquisas que fundamentem os resultados terapêuticos da cannabis”, enfatiza Leonardo Soldon, Diretor Executivo do Instituto CEC.

Capacitação médica – No setor de educação, o Instituto CEC oferece uma variedade de ações educacionais, incluindo cursos e programas de aprendizagem inéditos. “Nossa grade é desenvolvida por especialistas de renome mundial, proporcionando visão aprofundada da ciência e medicina por trás da cannabis, com corpo docente diversificado de médicos e profissionais da saúde”, destaca Soldon.

A proposta para capacitação médica envolve a formação de escolas de estudos específicos em patologias e especialidades, com os maiores nomes da medicina dedicada ao sistema endocanabinoide. As duas primeiras escolas a serem inauguradas serão as de Medicina Esportiva e de Neurologia voltadas ao uso medicinal da cannabis.

Os interessados na escola de Medicina Esportiva já podem encontrar informações sobre a grade dos cursos e respectivos valores de investimento no site: bit.ly/3jeTzcM. As aulas serão conduzidas por Ricardo Tardini, ortopedista e traumatologista com especialização em cannabis medicinal, e por Marcelo Valio, médico nutrólogo. Já as informações sobre a escola de Neurologia estarão disponíveis para consulta em julho. “Além dessas duas primeiras escolas, nosso plano estratégico prevê o lançamento da escola de Saúde Mental e Oncologia em 2022”, destaca Soldon.

Parcerias com consultores e pesquisadores – O Instituto CEC, tanto no setor de educação como no desenvolvimento de pesquisas, conta com parcerias institucionais estratégicas para a evolução da cannabis medicinal no Brasil. Para a jornada de formação médica, o Instituto CEC assinou alianças com Universidades nacionais e internacionais para a construção de conteúdos e tecnologias educacionais.

De acordo com Soldon, a inauguração do Instituto ressalta o compromisso do CEC em contribuir com a promoção da saúde e do bem-estar da sociedade. “Compreender e pesquisar novos métodos para o tratamento de doenças é uma necessidade urgente. Temos orgulho de sermos parte desse movimento com o primeiro Instituto privado da América Latina dedicado a oferecer educação e pesquisa exclusivamente para o uso medicinal da cannabis, que marca uma revolução em movimento”, finaliza Soldon.

Portal com informações sobre empresas confiáveis para importação de Cannabis Medicinal estreia no Brasil

O portal ‘The Cannabis Brasil‘ que nasce com o objetivo de popularizar informações sobre o uso medicinal da Cannabis no país. Um assunto bastante relevante, com discussão sobre a legalização da substância e seu uso medicinal, mas que não possui tanta expressão no meio da população por haver muito preconceito acerca do tema.

A falta de estudos científicos e conteúdos com embasamento foram a principal necessidade encontrada pelo portal para disseminar informações relevantes sobre a Cannabis medicinal, tendo em vista o aumento do número de pacientes que dependem desse tipo de medicamento dia após dia. Esse é o intuito do The Cannabis Brasil: conectar pessoas, pacientes e médicos, para que esses conteúdos científicos possam ser compartilhados de maneira segura e com confiança para quem mais precisa.

Além de se tornar essa referência e unir as partes interessadas no assunto, o portal também irá fornecer informações promovidas por médicos que serão cadastrados no site sobre quais empresas são confiáveis para a realização da importação do remédio no Brasil.

As informações, que o The Cannabis Brasil irá trazer, são as mais diversas, mas sempre com a mesma finalidade. Referências sobre a história da Cannabis Medicinal ou como conseguir o formulário para pegar o medicamento com autorização da Anvisa e até curiosidades sobre a possível substituição do plástico pela Cannabis (bioplástico) serão alguns dos assuntos trabalhados.

O processo de obtenção do medicamento é trabalhoso e precisa ser informado da maneira mais clara possível. Além de obter uma consulta com um médico que prescreva uma receita com remédios à base de Cannabis, é necessária também a liberação de um formulário emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo governo federal para a importação dos medicamentos. Depois disto, é só fazer a compra e esperar pela importação do produto. O período de aprovação dessa solicitação normalmente é de 4 a 5 dias úteis e mais 10 dias úteis para ter o medicamento em mãos após aprovação dos órgãos oficiais.

Geralmente, a Cannabis é usada e indicada para o tratamento de doenças, tais como a epilepsia, dores crônicas, autismo, ansiedade, estresse, depressão; câncer, doenças autoimunes, doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, entre muitas outras. Por mais que seja de conhecimento geral, a recomendação será feita sempre pelo critério do médico que prescreveu a receita.

Para maiores informações, acesse o site recém-lançado: thecannabisbrasil.com

Empresa vai doar 5 toneladas de cannabis medicinal para pesquisas na área de saúde

A Clever Leaves International Inc., operadora multinacional e produtora licenciada de produtos farmacêuticos de canabinoide, anunciou o Project Change Lives (‘Projeto Mudando Vidas’), que contribuirá com até 25 milhões de dólares em valor de mercadoria de produtos de cannabis medicinal para qualquer organização elegível dos Estados Unidos. O intuito é ajudar instituições líderes de pesquisa no avanço de estudos do potencial de benefícios medicinais da planta num dos mercados farmacêuticos mais avançados do mundo.

Clever Leaves vai oferecer até 250,000 garrafas de óleo de cannabis farmacêutico de qualidade ou aproximadamente 5 toneladas de flores de cannabis medicinal que ajudará instituições de pesquisa a desenvolverem novas terapias. A companhia fará parceria com a Biopharmaceutical Research Company, um laboratório federal licenciado de cultivo de cannabis, como importador de registro inicial das remessas do Project Change Lives. Clever Leaves já iniciou o trabalho com pesquisadores.

“Devido às restrições legais, a indústria de cannabis dos EUA tem enfrentado décadas de atraso em pesquisas além de escassez de produtos de cannabis ou falta de diversidade de produtos de alta qualidade e se beneficiaria fortemente em ter empresas como Clever Leaves trazendo cannabis medicinal de qualidade e EU GMP certificadas de forma acessível. Além disso, para reverter o histórico de obstáculos em pesquisa, Project Change Lives espera abrir novas oportunidades para o avanço de tratamentos médicos e acesso ao paciente ao permitir ingredientes e produtos farmacêuticos de cannabis legais cruzar as fronteiras livremente”, disse Kyle Detwiler, CEO da Clever Leaves.

A Clever Leaves está lançando, em estreita colaboração com um distinto painel de revisão, uma chamada de âmbito nacional para a apresentação de propostas de pesquisadores de universidades e instituições credenciadas que buscam cannabis medicinal para conduzir seus estudos. Organizações e pesquisadores interessados em participar podem se inscrever e saber mais em projectchangelives.org.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.