Cirurgia usa instrumental customizado que diminui a agressão e a dor

Pela primeira vez no Brasil, no dia 29 de maio, um paciente fez a cirurgia de troca total do joelho por uma prótese usando um instrumental projetado exclusivamente para si. A partir de um escaneamento diagnóstico do joelho do paciente, feito com tomografia computadorizada, uma empresa Suíça criou guias para fixação da prótese em uma impressora 3D e um modelo plástico do joelho.

A necessidade de troca do joelho por uma prótese, procedimento chamado de artroplastia, existe quando a articulação está muito desgastada, a ponto da pessoa sentir dor constante e limitação da maioria dos movimentos, e nenhum outro tratamento traduz melhora. Esse problema é mais comum no quadril e no joelho e a causa pode ser o envelhecimento, lesões por esforço ou doenças.

Para realizar a cirurgia são necessárias “ferramentas” denominadas “instrumental”, que são colocadas no joelho durante a cirurgia para o encaixe das partes do implante. Esse instrumental é usado para cortar o osso onde a prótese será fixada. Quanto mais preciso for o encaixe da prótese no osso, melhor o paciente retomará sua vida, com qualidade.

Segundo o ortopedista Marco Aurelio Silvério Neves, do Hospital Moriah, de São Paulo (SP), “o resultado depende da capacidade técnica do médico em lidar com este instrumental e reproduzir com acuidade o planejamento feito para aquele paciente, na hora da cirurgia”.

O uso de um instrumental criado exclusivamente para o paciente, seguindo exatamente a anatomia de seus ossos reduz o tempo da cirurgia, economizando cerca de 60% do tempo gasto anteriormente e, ainda assim, garantindo menos complicações e menos sangramento, pois há menos risco de cortes do canal intramedular, que resultam também em menor tempo de internação – em média 24 horas. Tudo isso acaba por refletir em um custo geral menor no tratamento do joelho.

O paciente que teve seu joelho substituído pela prótese possui uma doença familiar, denominada Poliartrose que traz dor e limitação de movimentos básicos, como andar, dirigir e qualquer atividade física.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.