COC está quase finalizando 1ª das 3 fases do projeto de Revitalização do Parque Tecnológico

Novo acelerador instalado no COC

Ao comemorar 45 anos de fundação, o Centro de Oncologia Campinas (SP) empreende a Revitalização do Parque Tecnológico, que resultará em ampliação da quantidade e da qualidade dos atendimentos prestados à população nas áreas de radioterapia e braquiterapia. A primeira das três etapas do projeto deve ser concluída em poucos dias. A previsão é que o novo acelerador linear de partículas Infinity, fabricado pela sueca Elekta, entre em operação ainda no primeiro semestre de 2022.

Investimentos da ordem de R$ 15 milhões permitiram ao Centro de Oncologia Campinas trazer à região uma tecnologia de ponta, que coloca a instituição ao lado dos grandes centros em termos de alta performance de radioterapia. Além da aquisição do equipamento, o COC aplicou recursos na modernização das instalações do setor de radioterapia. “As obras começaram com o preparo e adequação do bunker de cobalto que já existia no Centro de Oncologia para receber o novo acelerador. Modernizamos os demais equipamentos e reformamos todo o espaço da radioterapia para garantir o melhor do atendimento humanizado aos nossos pacientes”, descreve Antonio Amaro Moreira, diretor-executivo do COC.

A inauguração simbólica do novo acelerador linear de partículas para radioterapia Infinity está prevista para o dia 29 de abril. O início dos atendimentos depende basicamente da obtenção das licenças dos órgãos competente. “A Elekta finalizou a montagem. Estamos na fase de conexões do aparelho com os softwares de gerenciamento, que fazem todo o planejamento de tratamento dos pacientes. Uma segunda equipe da Elekta cuida agora das configurações. O próximo passo é aguardar a liberação da Comissão Nacional de Energia Nuclear”, detalha Moreira. A CNEN é quem cuida do licenciamento e controle de instalações de radioterapia no Brasil.

Segunda fase

Assim que o novo acelerador Infinity estiver em operação, o Centro de Oncologia Campinas iniciará a fase 2 da Revitalização do Parque Tecnológico. O equipamento em uso atualmente na instituição passará por um upgrade, assim como todo o espaço que o abriga. “O acelerador em operação será totalmente atualizado. Haverá uma nova área de comando e também reformaremos as instalações. Com isso, agregaremos tecnologia e aumentaremos a gama de procedimentos realizados por esse equipamento. Teremos então dois aceleradores oferecendo simultaneamente tratamento de alta qualidade e tecnologia”, detalha o diretor-executivo.

Fase 3

A última etapa da Revitalização do Parque Tecnológico engloba a estrutura envolvida na realização da braquiterapia – ou radioterapia interna. Na radioterapia convencional, a radiação é aplicada externamente, sobre uma área do corpo onde o tumor está localizado. Já na braquiterapia, fontes ou substâncias radioativas são introduzidas dentro ou perto da área do tumor.

“Dentro de aproximadamente um ano, daremos início à modernização da área de braquiterapia. Vamos atualizar todo o espaço para nos adequar às novas exigências de segurança. Também iremos modernizar as salas de exames e os postos de enfermagem. Ao término de todo o projeto, o COC estará preparado para se manter na vanguarda do tratamento oncológico”, descreve Moreira.

COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínica e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia e hematologia, dentre outras.

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados de pacientes dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

O Centro de Oncologia Campinas completará 45 anos de história em novembro de 2022. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

Para conhecer mais sobre o Centro de Oncologia Campinas acesse: oncologia.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.