Como as novidades e aplicativos de tecnologia aproximam paciente e médico

Os aplicativos de tecnologia aproximam paciente e médico à medida que as novidades aumentam. Antes, para conseguir falar com um profissional era preciso ir até o consultório e, muitas vezes, esperar um bom tempo para receber uma orientação simples.

Para estreitar os laços entre os dois lados e até mesmo para que as clínicas médicas consigam atrair mais pessoas, as inovações na medicina são de grande importância.

Aliado a isso existem tecnologias que conseguem realizar monitoramentos à distância, os chamados dispositivos inteligentes vestíveis. Eles podem, por exemplo, monitorar os batimentos cardíacos, pressão arterial e até a qualidade do sono e enviar um relatório para os médicos.

Esse acompanhamento pela internet só é viável devido a cerca de 91% dos hospitais terem acesso à internet e um grande número de consultórios médicos.

Já faz algum tempo que são utilizados, mas com o uso de smartphones crescendo é comum que as soluções sigam nesse sentido e por isso já existem aplicativos que podem fazer a ligação entre médicos e pacientes.

Cada um deles possui características específicas e de alguma forma conseguem fazer a conexão entre quem presta atendimento na área de saúde e quem precisa ser atendido.

Novidades e aplicativos de tecnologia aproximam paciente e médico

Os recursos ofertados aos pacientes ainda não são os mesmos disponíveis em uma consulta presencial, por isso, quando se pensa em consulta por aplicativo não se pode esperar o diagnóstico de doenças graves.

Na verdade, o recurso oferecido em alguns casos, como o do euroClinix online App. Ele não é uma consulta médica, mas uma busca de orientação profissional.

O app que está disponível em 12 línguas, oferece um suporte e tratamento para algumas condições médicas, como métodos contraceptivos.

Dessa forma, quando o paciente precisar de uma orientação poderá contar com a ajuda de um profissional, 7 dias por semana e ter a certeza de que estará recebendo informações seguras e que toda a conversa é confidencial conforme a ética médica.

O 121doc possui um funcionamento bastante parecido, sendo ele um dos principais fornecedores de serviços de saúde online do Reino Unido.

Os pacientes, nesse caso, podem conseguir consulta e horário comercial de modo online e com bastante rapidez.

O serviço é vinculado a uma farmácia, e ao realizar a consulta, a pessoa já pode receber a prescrição de algum medicamento, desde que esse não exija exames mais complexos, e recebê-lo em sua casa.

Tudo funciona de forma integrada: a pessoa faz a sua consulta online, tem a receita prescrita e a farmácia se encarrega de entregar, sem cobrar taxas extras.

Outro que segue o mesmo modelo de funcionamento é o HealthExpress, que tem as mesmas funções, e também facilita a compra de novos medicamentos.

O paciente além de ter informações completas sobre os tratamentos e medicamentos, com apenas alguns toques podem escolher repetir o tratamento ou selecionar uma nova droga de acordo com as suas condições de saúde.

Há outros aplicativos que oferecem serviços diversos entre médicos e pacientes, como os que permitem o agendamento de consultas e busca por profissionais.

Eles são plataformas que reúnem médicos de diferentes especialidades que ofertam os seus serviços por meio desses apps, os interessados podem conseguir informações dos profissionais, verificar os valores e assim agendar as suas consultas.

As consultas podem ser realizadas nos consultórios dos profissionais, porém, alguns atendem em domicílio. Nesse caso é possível encontrar médicos disponíveis 24 horas por dia.

Para conseguir atender a esses pacientes e muitas vezes manter contato com eles posteriormente as consultas, existem tecnologias que permitem a troca de informações e envio de diagnósticos de forma rápida.

Se o paciente realizar um exame pode enviar para que o médico analise e lhe responda rapidamente se há algum problema de saúde ou se os resultados estão normais.

As novidades e aplicativos de tecnologia aproximam paciente e médico de uma forma positiva e também já foram adotados pelos planos de saúde.

Nesse caso é possível que as pessoas recebem orientações e dicas de cuidados com a saúde de suas operadoras.

Outro recurso que está sendo bastante utilizado é o agendamento de consulta. Assim, os pacientes não precisam mais utilizar o telefone. Eles conseguem ver os horários disponíveis e marcam o dia e horário mais conveniente.

Até mesmo a Prefeitura de São Paulo já lançou o aplicativo Agenda Fácil.

Com as constantes mudanças e novidades e aplicativos de tecnologia aproximam paciente e médico, em breve será possível ter acesso a muitos mais recursos.

Fontes: MV.com.br,euroClinix

Redação

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