Curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul promove I Semana do Cérebro

A Universidade Cruzeiro do Sul, instituição pertencente ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, promoverá entre os dias 14 e 17 de março, de maneira online e gratuita, a I Semana do Cérebro, em participação à campanha Mundial e Nacional da Conscientização do Cérebro.

Além da relevância sobre o assunto, o intuito do evento é promover a ciência que passa por uma descrença no Brasil, mediante ao excesso de fake news, podendo assim, levar ao público, dados reais e científicos.

A ação é uma iniciativa do curso de Psicologia da instituição, que divulgará a Neurociência e as pesquisas do laboratório de Neurociência Cognitiva, Afetiva e Social Aplicada (ASCAN Lab), em uma atividade de Extensão.

Dessa forma, seguindo o tema nacional, mas não se esquecendo do tema internacional, as professoras Dra. Camila Campanhã e Dra. Viviane Freire Bueno, organizaram uma semana de atividades para a divulgação da ciência do cérebro para a população, promovendo um bate papo on-line com neurocientistas falando sobre temas da neurociência, vida cotidiana e o cérebro social.

As professoras Camila e Viviane, irão conduzir a conversa com os neurocientistas convidados e ao final da palestra, os estudantes receberão um formulário que pode gerar certificados de atividades complementares para os alunos.

O bate-papo contará com lives que terão duração de uma hora e serão transmitidas pelo canal do YouTube. Após o evento, os vídeos ficarão gravados e disponíveis no canal.

Curiosidades sobre as campanhas Mundial e Nacional do Cérebro: 

A campanha foi criada pela Dana Alliance for Brain Initiatives (DABI) e a European Dana Alliance for the Brain (EDAB), sendo coordenada pela Dana Foundation há 25 anos. No Brasil, a organização Ciência & Cognição e o Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, criaram em 2010 o Projeto Museu Itinerante de Neurociências e a primeira Semana do Cérebro no estado do Rio de Janeiro. Em 2012 a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) criou a versão Nacional.

A Semana Nacional do Cérebro este ano está com o tema “XI Semana do Cérebro – O Cérebro Social”: www.semanadocerebro.com.

Este ano, a campanha mundial e nacional será na semana de 14 a 20 de março.

 

I Semana do Cérebro

Data: entre 14 e 17 de março, das 19h às 20h, pelo YouTube.

Inscrição gratuita: link

Local: online pelo YouTube

 

Confira a programação: 

 

Dia 14 de março – Mindfulness na vida social cotidiana

Palestrante: Mauricio Watanabe

Horários – 19h às 20h

Local: live on-line pelo zoom projetado pelo canal do YouTube

 

Dia 15 de março – O cérebro e as emoções na vida cotidiana: eu controlo como me sinto?

Palestrante: Professora Dra Claudia Feitosa-Santana – Fundação Don Cabral e Hospital Israelita Albert Einstein

Horários – 19h às 20h

Local: live on-line pelo zoom projetado pelo canal do YouTube

 

Dia 16 de março – Memória, Alzheimer e Vida social

Palestrante: Michele Longoni Calió – UNIFESP

Horários – 19h às 20h

Local: live on-line pelo zoom projetado pelo canal do YouTube  

 

Dia 17 de março – O cérebro social na vida cotidiana

Palestrante: Camila Campanhã – Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Presbiteriana Mackenzie; Viviane Freire Bueno – Universidade Cruzeiro do Sul.

Horários – 19h às 20h

Local: live on-line pelo zoom projetado pelo canal do YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.