De olho no centenário, Casa de Saúde São José amplia serviços apostando em tecnologia

Cariocas cultivam um carinho especial por serviços tradicionais e que têm a “cara do Rio de Janeiro”. No próximo dia 19 de março, umas das instituições mais conhecidas da cidade completa 99 anos. A Casa de Saúde São José chega às vésperas do centenário com muita história, mas de olho no futuro. Nos últimos anos, a instituição, que faz parte da Rede Santa Catarina, ampliou instalações e serviços e incrementou seu parque tecnológico com recursos que vão da Inteligência Artificial e da Realidade Virtual à Medicina Nuclear, sem deixar para trás o foco no atendimento acolhedor.

O futuro é agora 

A Casa de Saúde São José tem investido em ferramentas para aumentar a eficácia em diagnósticos e tratamentos. Um exemplo é o uso de Inteligência Artificial para identificar doenças e patologias. Com isso, condições como Alzheimer, esclerose múltipla, demências causadas por AVC e outros tipos de patologias podem ser diagnosticadas com mais precisão e rapidez pelo Centro de Diagnóstico por Imagem. A ferramenta foi desenvolvida na França e utiliza um algoritmo para detectar alterações no tamanho das estruturas cerebrais e, dessa forma, auxiliar o radiologista a identificar pequenas modificações no padrão do cérebro

O Laboratório de Performance Humana (LPH) – unidade de Medicina Esportiva e Reabilitação – trouxe inovação e pesquisas importantes neste período de pandemia, criando um Programa de Reabilitação Pós-Covid para pacientes com perfis diversos. O complexo, em prédio vizinho ao hospital, oferece ainda reabilitação cardíaca, oncológica, musculoesquelética e pré-operatória, além de nutrição esportiva, fisiologia do exercício, pediatria do Esporte, entre outros serviços especializados. No mesmo local a Casa de Saúde São José tem hoje um Centro Médico com mais de 20 especialidades.

No tradicional endereço da Macedo Sobrinho muita coisa mudou nos últimos anos. Modernizada, a instituição ampliou sua Emergência em 2018, estruturou uma moderna Sala Híbrida e, em parceria com o Grupo Oncoclínicas, montou uma linha de cuidado oncológico e um Programa de Cirurgia Robótica que também certifica cirurgiões.

“A história da Casa de Saúde São José é muito rica e se mistura à vida dos cariocas. A Instituição começou há quase 100 anos como um lar de idosos, sob a administração das Irmãs da Associação Congregação de Santa Catarina, hoje Rede Santa Catarina, virou Casa de Saúde, cresceu em Serviços de perfil clínico e, mais à frente, cirúrgico, e hoje é um hospital preparado para casos de alta complexidade, com um corpo clínico estudioso que ser manteve fiel a essas origens. O acolhimento de nossas equipes assistenciais é outra marca registrada. É mesmo uma instituição especial, tal qual os cariocas”, avalia o diretor executivo Marcos Anacleto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.