Desafios do tratamento de câncer de pulmão e impacto financeiro são tema de webinar

O Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) realiza nessa quinta-feira (10), às 15h, o webinar gratuito “Câncer agora: o impacto financeiro do câncer na era da Covid-19”. O debate será apresentado por Marlene Oliveira, fundadora e presidente do LAL, terá mediação do jornalista econômico Fernando Nakagawa.

Durante o evento serão apresentados por Sydney Clark, Vice-presidente da IQVIA, dados da pesquisa “Os impactos da Covid-19 no diagnóstico e no tratamento do câncer de pulmão no Brasil” realizada pela consultoria de saúde, com patrocínio da Bristol Myers-Squibb. O estudo mostra o impacto financeiro do atraso no diagnóstico de pacientes com câncer de pulmão no sistema privado de saúde.

“São gastos R$ 3,42 bilhões por ano no tratamento de câncer do pulmão e um cenário de diagnóstico precoce economizaria R$ 1.122 por minuto”, explica Sydney Clark da IQVIA. A presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, lembra que o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil e o primeiro em todo o mundo, desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade.

“A falta de diagnóstico precoce já era um problema antes da pandemia. Precisamos enfatizar a importância de ir ao médico mesmo durante isolamento social porque em pacientes não tratados a doença progride 3 vezes mais rápido e a interrupção do tratamento faz o tumor evoluir de forma mais veloz de um estágio para o outro”, afirma Marlene.

O câncer de pulmão é o mais incidente globalmente (2,1 milhões) seguido pelo câncer de mama (2,1 milhões), cólon e reto (1,8 milhão) e próstata (1,3 milhão). Para o Brasil, o INCA estima 625 mil casos novos de câncer em 2020.

Informações e inscrições: ladoalado.iweventos.com.br/evento/canceragora/home

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.