Efeitos da Covid-19: crescem buscas online por remédios indicados para tratamento de sequelas

Os transtornos mentais, as doenças oportunistas e as sequelas relacionadas à Covid-19 e ao isolamento social continuam impactando diretamente nos negócios e na saúde dos brasileiros. É o que aponta um estudo divulgado nesta semana pela Similarweb, multinacional especializada em análise de dados na internet, que mostra crescimento nas buscas online por remédios para repor a testosterona, combater a queda de cabelo e para o tratamento de pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) – ambos focos de pesquisas associadas ao contexto da pandemia de Covid-19.

De acordo com Davi Waltrick, gestor de marketing e insights para a Similarweb no Brasil, o mercado de Saúde vem registrando movimentos interessantes desde o surgimento da pandemia de Covid-19, conforme apontam análises da empresa coletadas no primeiro semestre deste ano. Isso quando analisada a performance digital do setor entre os anos de 2020 e 2021, período que engloba o distanciamento social e as fases mais agudas da doença, e a forma como o mercado está reagindo hoje, após redução da emergência sanitária.

“O isolamento social, os transtornos mentais causados por conta disso, as doenças relacionadas pós infecção por Covid e as sequelas deixadas pelo vírus impulsionaram o crescimento no uso de medicações e tratamentos, o que eleva a receita de segmentos do setor de saúde. De janeiro de 2020 a janeiro de 2021, por exemplo, observamos que o setor teve um crescimento impressionante de 60,37%”, aponta Waltrick.

No período, o total de acessos a sites do segmento passaram de 202,8 milhões para 325,2 milhões de visitas, no país. Os termos procurados em maior volume à época variaram: no início da pandemia verificou-se alta no volume de buscas sobre “ivermectina”, amplamente divulgado como possível medicamento para o tratamento da doença. À medida que a eficácia do remédio não foi comprovada para a doença, houve ligeira redução no número de pesquisas sobre o produto, dando lugar de destaque a outros remédios, como o minoxidil, que estimula o crescimento capilar.

No caso do minoxidil, o crescimento expressivo nas buscas se deu quando a queda de cabelo foi listada por estudos internacionais como uma das sequelas possíveis da Covid-19.

Preocupação com saúde física e mental são destaques em 2022

No comparativo entre os primeiros quatro meses de 2022 com o começo de 2021 houveram algumas mudanças no comportamento dos consumidores quando o assunto é saúde, apesar de um volume menor de crescimento – 3,8% – no número de visitas a páginas do segmento (de 325,2 milhões para 337,7 milhões). O minoxidil, assim como a ivermectina, permaneceram entre as palavras mais buscadas do segmento no primeiro semestre, porém demonstrando tendência de queda, enquanto outros medicamentos começam a ganhar atenção dos brasileiros.

Este é o caso do durateston, um remédio utilizado para a reposição de testosterona, uma vez que estudos também ligam a queda nos níveis de testosterona do corpo humano a casos de pós-infecção por covid-19.

Ritalina e venvanse, ambos utilizados para tratamento de pacientes com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), também estão em alta, possivelmente indicando o impacto de outra sequela da pandemia, que isolou a sociedade do convívio diário. Testes para detecção de Covid-19, procura por farmácias e produtos de suplementação também estão em destaque no panorama da saúde em 2022, indica o estudo.

Confira os termos com maior registro de tráfego web entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021. O tráfego de busca refere-se a estimativa da quantidade de vezes que a keyword foi digitadas em buscadores da internet, no período analisado:

1º Minoxidil 271,4 mil buscas

2º Durateston 187,1 mil buscas

3º Ritalina 174 mil buscas

4º Farmácia 165,4 mil buscas

5º Ivermectina 160,2 mil buscas

Confira os termos com maior registro de tráfego web entre janeiro de 2021 e junho de 2022:

1º Creatina 182,1 mil buscas

2° Teste Covid 134,5 mil buscas

3° Minoxidil 127,7 mil buscas

4° Durateston 120,2 mil buscas

5° Creatina growth 104,6 mil buscas

6° Venvanse 93,6 mil buscas

7° Farmácia 81,4 mil buscas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.