Exame de Dímero-D é feito de forma indiscriminada gerando aumento de uso de anticoagulantes

O que vem a ser o Dímero-D?  É um produto formado de degradação da fibrina (formador de coágulos sanguíneos) e o aumento de sua concentração pode ser um indicativo de maior gravidade da Covid-19. O médico hematologista, patologista clínico e um dos diretores do Laboratório São Paulo, Daniel Dias Ribeiro, revela que é um exame importante de ser feito em pacientes internados com a Covid-19 e pode indicar um mau prognóstico da doença e risco de trombose.

“Contudo, nem todos que registram um aumento de Dímero D podem ter trombose. Por isso, nem sempre é indicado o uso de anticoagulante. O que temos visto nos consultórios é que muitos médicos estão solicitando o exame de Dímero D em pacientes positivos de Covid-19 e, imediatamente, receitando anticoagulantes. O uso errado desse medicamento pode gerar um outro problema que é hemorragia interna”, alerta Daniel Dias Ribeiro.

O médico hematologista acrescenta que o aumento do Dímero D não significa que a pessoa terá a trombose. “O crescimento desse produto no exame sanguíneo pode indicar vários tipos de inflamação. A conduta adequada é investigar e acompanhar o paciente. Quase todas as pessoas que têm Covid-19 têm aumento do Dímero-D, mas não é uma justificativa para se iniciar o uso de anticoagulante, principalmente se elas não estão internadas”, acrescenta ele.

Daniel Dias Ribeiro finaliza que é importante que o paciente seja avaliado e acompanhado e também sejam considerados os níveis de fibrina e quantidade de plaquetas.

O laboratório São Paulo está presente em diversos hospitais e maternidades da região: Vila da Serra, Semper, Socor, HMON, Neocenter e Maternidade Santa Fé. De acordo com um levantamento feito pelo laboratório, desde março de 2020, quando a pandemia começou, foram realizados 12.955 exames de dímero D nos hospitais em que estamos presentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.