Gastronomia hospitalar individualizada contribui para melhora e bem-estar dos pacientes

821

A pequena Vivian Oliveira de dois anos ficou cinco dias internada. E o ambiente hospitalar pode gerar desconforto, principalmente para o público infantil. Por isso o Hospital Unimed Volta Redonda (RJ) busca alternativas para cuidar e acolher cada cliente de maneira única e especial. E investir em um cardápio diferenciado para proporcionar conforto e bem-estar é uma das apostas.

A nutrição é um aspecto fundamental para a recuperação dos pacientes, já que quando bem nutridos eles passam a responder melhor ao tratamento garantindo uma recuperação mais rápida. O hospital investe em uma alimentação especial e individualizada por meio de uma parceria com a Sodexo – multinacional considerada uma das maiores empresas de serviços de alimentação do mundo -, e passou da entrega de refeição comum ao patamar de gastronomia hospitalar de qualidade. Por conta do trabalho desenvolvido a Unimed Volta Redonda foi apontada pela Sodexo como hospital de referência na oferta de alimentos.

O cardápio especializado contempla desde à pediatria à oncologia. Para os pequenos pacientes há uma tratativa toda especial com a montagem de pratos lúdicos em formato e aparência de personagens infantis, a chamada Oferta Kids. O universo das crianças é retratado ainda no uniforme das copeiras: bem colorido e divertido. Tudo pensado para criar uma conexão com o pequeno paciente que está hospitalizado, contribuindo para uma melhor experiência, qualidade de vida e aceitação do alimento oferecido.

Após a implementação do cardápio infantil no Hospital Unimed Volta Redonda 86% dos pais ou responsáveis apontaram que a Oferta Kids estimulou o apetite das crianças e 95% apontou satisfação com o menu oferecido. Números bastante expressivos, principalmente se tratando de um público com paladar mais reduzido.

“Ela estava com dificuldade de se alimentar, mas quando chegou o prato colorido conseguiu comer bem. O chocolate dá uma despertada nela. Vivian ficou muitos dias sem comer o que gosta, então quando chegou a Oferta Kids foi mágico pra ela”, relembrou Alaine da Costa, mãe da criança.

Para os clientes da cardiologia existe o Cuore. Por conta da hipertensão esses pacientes têm restrição de sódio na dieta e muitos apresentam problemas de adaptação ao novo cardápio. Para esse público é ofertado molhos realçadores de sabor feitos à base de ervas e azeite para que possam temperar os alimentos de forma saudável e natural sem comprometer a dieta.

Os pacientes oncológicos também recebem uma atenção toda especial. Durante o tratamento é comum a perda de apetite relacionada aos efeitos colaterais dos medicamentos, alterações metabólicas e até mesmo fatores emocionais, no entanto, a desnutrição aumenta as chances de complicações. Para garantir uma alimentação de qualidade e individualizada ao paciente oncológico, o Hospital Unimed Volta Redonda montou um cardápio diferenciado chamado Douceur. A oferta de alimentos é feita em pequenas porções suplementadas e com uma apresentação mais harmônica, contribuindo para uma maior aprovação do cliente. Outro diferencial para esse público é o budine – um composto hiperproteico de fácil aceitação e com a consistência que lembra um pudim – que estimula o apetite, fazendo a substituição da carne para quem tem dificuldade de mastigar.

Projeto Live

Os cuidados se estendem ainda aos pacientes de certas cirurgias, como de vesícula, bariátrica e cirúrgicos pediátricos do Hospital Unimed Volta Redonda. Por meio de pesquisas foi constatado que o período de jejum pré-cirúrgico provocava ansiedade e irritabilidade. Para amenizar essas tensões foi criado o Projeto Live: uma oferta gastronômica para adequar a fase do jejum. De duas em duas horas os pacientes pré-operatórios recebem o carboidrato maltodextrina com sabor de uva dissolvido em água. Dessa forma é possível controlar fome, sede e hipoglicemia, sintomas comuns em períodos longos onde a pessoa não pode se alimentar.

A participação dos pacientes no Projeto Live é sujeita à avaliação do cirurgião. E desde a implantação a unidade hospitalar colhe bons resultados: 81% dos pacientes bariátricos se disseram satisfeitos com o período de jejum. Os cuidados incluem ainda a distribuição de cartilhas com orientações nutricionais e receitas para os clientes no pós-operatório.

Reconhecimento

Em outubro deste ano o Projeto Live rendeu à Unimed Volta Redonda o Prêmio Inova Mais Saúde na Categoria Escolha das Unimeds durante a 49ª Convenção Nacional Unimed, que aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte.

Deixe seu comentário