Gestão em tempos de crise: como proceder?

48

A pandemia da Covid-19 é, sem dúvida, uma das situações mais difíceis das últimas décadas no mundo. Suas principais características, como velocidade e dimensão de impacto, requerem decisões rápidas que não podem esperar, em um ambiente de total incerteza.

Qual a melhor forma de gerir seus negócios em tempos como este? Segundo o presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (Abimed), Fernando Silveira Fº, “o chamado do líder é fundamental nestes momentos. Isto não é novo mas, sem dúvida, traz a oportunidade para reflexões sob novos prismas e não podemos deixar de avaliar quais as oportunidades que estão sendo apresentadas. E decidir”.

O papel do líder diante da nova realidade dentro das empresas é dialogar com equipes e propor soluções mais eficazes frente ao cenário modificado. Diante de tantas incertezas, a atuação dos líderes é fundamental para que se possa enfrentar as adversidades deste momento.

No início da pandemia, a consultoria McKinsey publicou um artigo – de autoria de Andrea Alexander, Aaron De Smet e Leigh Weiss – com o tema “Tomada de Decisão em Tempos Incertos”, no qual os autores sugerem ao líder alguns princípios para atravessar a crise e também preparar sua organização para os momentos seguintes.

Entre esses princípios, destacam-se:

– A atenção para focar naquilo que é realmente importante e estratégico.

– Trabalhar no legado, ou seja, dialogar com outros líderes e empoderá-los,  para que também possam tomar decisões difíceis, que não precisam necessariamente ser levadas a outras instâncias.