Novo canal de podcasts discute dilemas profissionais e pessoais dos médicos

Com o aumento das tarefas administrativas e cargas horárias excessivas, muitos médicos sofrem em silêncio: uma revisão da literatura norte-americana realizada pelo MEDLINE e pelo PubMed revelou que a taxa de suicídio entre médicos norte-americanos é de 28 a 40 por 100 mil, mais do que o dobro do número quando se considera a população dos Estados Unidos. O tema acende um sinal de alerta: é preciso falar sobre a saúde mental dos profissionais de Medicina. Abordar a prática médica sob o aspecto pessoal, de que o especialista é, acima de tudo, um ser humano é o mote do canal de podcasts “Eu Doutor@”, uma iniciativa inédita da Pfizer que discute, de maneira descontraída, temas relevantes sobre a vida e a carreira médica.

A primeira temporada tem 11 episódios e pode ser acessada no Spotify. No programa de estreia, o Dr. Henrique Bottura, psiquiatra e diretor clínico do Instituto de Psiquiatria Paulista, fala sobre a importância da prevenção e do tratamento do burnout, distúrbio emocional resultante de situações de trabalho desgastantes que foi incluído, em 2019, na 11ª revisão da classificação internacional das doenças (CID 11) como um fenômeno ocupacional.

No episódio, o especialista dá exemplos de estratégias para evitar e combater a síndrome, que também é uma realidade no Brasil. Uma pesquisa com 1.838 médicos brasileiros de 38 especialidades, realizada pelo Medscape, revelou que quase um terço dos entrevistados (26%) disse sofrer de burnout e 19% afirmaram estar deprimidos. Outros dados mostram que o assunto ainda é subestimado pelos médicos e pelas empresas: metade dos entrevistados não consideram os sintomas da doença “suficientemente graves” para buscarem a ajuda de um especialista e 86% das empresas nas quais trabalham não oferecem programas para combater o estresse.

Os episódios do Eu Doutor@ também abordarão temas como a Humanização e o Futuro da Medicina, Empreendedorismo Médico, Direito Médico, Médico Influenciador Digital, entre outros.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.