Gestão estratégica em instituições de saúde: Por que terceirizar significa focar no core business?

Além de uma gestão complexa por si só, estabelecimentos de saúde precisam de dinamismo para definir e alcançar metas organizacionais, considerando a tríade instituição, profissionais e pacientes. Desta forma, alguns dos desafios recorrentes em sua gestão são tornar o trabalho mais produtivo, proporcionar ambiente adequado aos colaboradores, administrar as responsabilidades e melhorar o processo de atendimento.

Como qualquer organização que fornece serviços, as organizações assistenciais também devem gerar receita, ou provar sua viabilidade econômica no caso de entidades mantidas com recursos públicos. Nesse sentido, uma gestão eficiente é fundamental para que o negócio consiga sobreviver de forma sustentável e gerar lucros.

Hospitais, clínicas e demais instituições de saúde costumam demandar grandes investimentos em pessoal qualificado, tecnologia e materiais específicos. Soma-se a isso a constante necessidade de modernização e atualização para aumento de eficiência, produtividade e também para gerar competitividade, o que resulta em altos custos e torna essencial uma boa administração de recursos.

Sendo uma alternativa econômica encontrada por gestores e administradores hospitalares que buscam otimizar recursos mantendo a qualidade nos serviços prestados, a terceirização é uma realidade cada vez mais comum. Ela permite que a instituição concentre-se em seu core business, que é tratar pacientes, e que possa investir em formas de arrecadar receita, como a contratação de profissionais qualificados e conceituados, que atraem mais pacientes.

A locação de equipamentos médico-hospitalares é um exemplo de terceirização que oferece inúmeros benefícios, afinal aparelhos modernos, bem calibrados e profissionais preparados são o que todos esperam de uma unidade assistencial. Paralelamente, aparelhos parados por falta de manutenção não geram apenas prejuízos financeiros, mas, principalmente, prejudicam o atendimento.

Ao fazer o planejamento estratégico para um estabelecimento da saúde, percebe-se que o investimento a ser realizado para a aquisição de equipamentos é alto, e a locação pode apresentar diversas vantagens. Uma delas é a vantagem financeira, pois não há necessidade de desprender um capital inicial alto, levando em consideração que a compra costuma demandar valores exorbitantes. Outro benefício para a gestão de equipamentos é que o tempo de resposta para atendimentos corretivos na locação é muito menor quando comparado ao tempo de resposta do fabricante ou distribuidor no caso da compra.

Aparelho de Anestesia GE9100

Existem outros pontos que também precisam ser pensados, e um deles é o custo despendido com manutenção. Processos de manutenção e de atualização de parques tecnológicos geralmente são demorados e caros, deixando leitos parados e atrasando o atendimento. Com isso em mente, uma vez que o hospital faz a terceirização por meio da locação, é possível que reduza os custos de mão de obra especializada em engenharia clínica, além de dispensar o estoque de peças, otimizando também espaços físicos.

Nesse sentido, a locação de equipamentos médicos é uma decisão estratégica para a gestão, sendo uma escolha que se justifica porque ao contratar esse tipo de negócio, os gestores e administradores podem oferecer mais opções de serviços a um custo menor aos pacientes.

Além disso, permite contar com a eficácia e segurança do suporte, evitando preocupações com instalação, treinamento de equipes, manutenção, calibração, obsolescência tecnológica, compra de peças e mesmo com a parada do equipamento, pois para estes casos existe a reposição através de aparelhos backup.

A melhor opção em locação hospitalar: tecnologias modernas e baixo investimento

Clean Medical trabalha com locação dos melhores e mais atualizados equipamentos médico-hospitalares do Brasil, sendo referência no mercado, com todas as certificações exigidas e procedimentos de qualidade. Uma vez que os aparelhos são locados, ela é responsável pelas calibrações e possíveis manutenções necessárias sem que o cliente tenha que arcar com gastos extras e, caso necessário, realiza a substituição da máquina em até 48 horas.

DEA Mediana A15

A empresa presta serviços de locação e comércio de equipamentos médico-hospitalares para todo o território nacional. Com um departamento comercial bem estruturado e profissionais com mais de quinze anos de experiência no mercado hospitalar e no suporte médico, é preparada para atender todos os tipos de clientes e suas respectivas demandas, disponibilizando as melhores marcas e modelos de última geração com entrega rápida e segura.

Atendendo hospitais, clínicas e unidades da rede pública e privada, a companhia loca aparelhos para pessoas jurídicas, mediante aprovação, com entrega imediata ou de acordo com a necessidade. “Somos a empresa que mais cresce no segmento de locação, com a maior e a melhor linha de equipamentos e presença nas principais mídias do segmento”, ressalta o diretor, Julio Eduardo Meneguetti.

A Clean Medical apresenta uma combinação de custo/benefício gerada através da economia com a aquisição e manutenção de equipamentos e da atualização tecnológica para atender melhor os pacientes. Consciente que a atualização do parque tecnológico é algo extremamente caro, porém necessário, está sempre modernizando seu estoque de máquinas para oferecer locação do que existe de mais moderno e tecnológico aos seus clientes.

Eletrocardiografo TC10

Os aparelhos oferecidos passam por revisões em laboratório antes de serem entregues e têm substituição imediata em caso de defeito. Outras vantagens são o dimensionamento correto, evitando desperdício com aquisição de maquinário sobressalente (backup); ganho de tempo na execução de projetos; rápida reposição durante a manutenção; e aumento no tempo de disponibilidade, diminuindo a incidência de leitos inoperantes.

Entre os equipamentos locados estão: aparelho de anestesia, aspirador cirúrgico, berço aquecido, Bilitron, Bipap, bisturi eletrônico, bomba de infusão, bomba de seringa, cardiotocógrafo, cardioversor, carro de parada, DEA, eletrocardiógrafo, incubadora estacionária, incubadora de transporte, monitor multiparâmetros, módulo de pressão invasiva, módulo de capnografia, módulo de débito cardíaco, módulo de bateria, módulo BIS, módulo de gases, oxímetro de pulso, ventilador pulmonar, ventilador de transporte e monitoramento online e inteligente de ambientes. Os mais procurados são monitores multiparâmetro, ventiladores pulmonares, cardioversores e incubadoras.

Monitores Philips Efficia

Além da locação, a Clean Medical comercializa acessórios médicos multimarcas para diversas especialidades, tais como oximetria, anestesia, oxigenoterapia, monitoração e ventilação. “Oferecemos produtos originais de marcas reconhecidas no mercado, a preço competitivo e com registro vigente na Anvisa. Atendemos redes hospitalares, órgãos públicos e revendas em todo o território nacional”, expõe o diretor.

Monitor Philips Efficia

Com um grande estoque que permite atender a demanda e atendimento personalizado 24 horas, a empresa possui diversos canais de comunicação e presença 100% na web, estando presente no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube, além de ter um canal de chat online exclusivo.

Fone: (11) 5018-1044 l (11) 98609-0750 – Plantão 24 horas

E-mail: contato@cleanmedical.com.br l comercial@cleanmedical.com.br

Site: cleanmedical.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.