Hospitais e laboratórios utilizam cada vez mais serviços terceirizados de gestão e organização de materiais

A pandemia causada pela Covid-19 modificou o modo de trabalhar de diversos setores, principalmente da área da saúde. O avanço da doença fez com que hospitais e laboratórios cada vez mais lotados precisassem encontrar formas de aumentar o espaço para a operação. Com isso, fichas, prontuários, cadastros e muitos outros documentos precisaram dar lugar a leitos ou a salas para realização de exames, inclusive os de telemedicina.

Com isso, além de todos os documentos gerados em papel, com informações sensíveis de pacientes, outros materiais também passaram a demandar transferência e armazenamento terceirizados, como blocos de parafinas e lâminas de exames patológicos, que servem para auxiliar no processo de acompanhamento e tratamento de doenças. O serviço de armazenagem, gerenciamento, manuseio e transporte de lâminas e parafinas da Iron Mountain é denominado Biosafe.

Mas o manuseio e o armazenamento desse tipo de material demanda cuidados especiais. A Iron Mountain, empresa global presente em mais de 50 países e especialista na guarda e gerenciamento de informações, viu a procura por esse serviço subir 66,65% no primeiro trimestre de 2021, comparado com o mesmo período do ano passado.

“Esse material precisa ficar em um local separado, dentro de um cofre, em ambiente com temperatura e umidade controladas, condições necessárias para a sua preservação. O espaço também é equipado com controle de acesso biométrico, câmeras de segurança, sistema de detecção de incêndio e gás de supressão FM200, que não danifica o material, caso seja acionado”, destaca Orlando Souza, presidente da Iron Mountain no Brasil.

O Conselho Federal de Medicina (CFM), exige que as requisições e cópias de laudos laboratoriais de anatomia patológica e citologia fiquem armazenadas por pelo menos cinco anos, pois são partes integrantes dos exames dos pacientes. Após o período exigido pela entidade, os materiais podem ser substituídos por microfilmagem, arquivos informatizados ou por outros métodos que sejam capazes de preservar as informações contidas para fins jurídicos ou de ensino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.