Hospital capacita profissionais que atuam na área de Avaliação de Tecnologia em Saúde

O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), irá capacitar profissionais que atuam nas Secretarias Estaduais de Saúde em todo o Brasil. Por meio do projeto ATS Educação, de março de 2022 até outubro de 2023, o projeto irá realizar ações para a capacitação de profissionais que atuam no SUS em saúde baseada em evidências e metodologia científica, avaliação econômica em saúde e conceitos em avaliação de tecnologias em saúde (ATS), a fim de proporcionar capacidade técnica para a análise crítica de evidências científicas, necessárias para o processo de incorporação de tecnologias em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

“Este projeto trará importantes benefícios ao SUS pois proporcionará a qualificação de profissionais em ATS para interpretação e desenvolvimento de pareceres e relatórios técnicos com maior qualidade e relevância para SUS, apoiando os Gestores na tomada de decisão. Outro importante benefício deste projeto é a estruturação de Núcleos de Avaliação de Tecnologias (NATS) nas Secretarias Estaduais de Saúde (SES), que irá promover o desenvolvimento de redes de atuação em ATS”, explica Aline Andrea Cunha, responsável técnica da iniciativa no Moinhos de Vento.

Inicialmente, será realizado um diagnóstico situacional para aplicação da ATS nas secretarias a fim de compreender a disponibilidade para a área em cada Estado, bem como certificar-se da estrutura disponível, e selecionar os profissionais que serão qualificados. Posteriormente, serão oferecidos três cursos na modalidade educação à distância (EaD) com carga horária total estimada de 140 horas. Além disso, serão realizadas atividades remotas ao vivo, que irão abordar os temas dos cursos EAD como saúde baseada em evidências e metodologia científica, avaliação econômica em saúde e conceitos em ATS.

Também serão realizadas oficinas presenciais para o treinamento e elaboração de Pareceres Técnico-Científicos (PTC), essenciais para a incorporação e aplicação de novas tecnologias no SUS. Cinco encontros serão realizados, um em cada região do país, e, ao final desta atividade, os profissionais deverão estar aptos a elaborar um PTC, levando em consideração as necessidades de incorporação em seus Estados.

Por fim, a iniciativa prevê apoio às Secretarias na implementação e estruturação de NATS, garantindo o desenvolvimento das redes de atuação em ATS em todos os estados, em sintonia com o CONASS e a CONITEC, como explica o assessor técnico do Conselho, Heber Dobis: “Nosso objetivo é criar estruturas com capacidade de responder às demandas dos gestores sobre essa temática. Essas estruturas também apoiarão o CONASS na questão da incorporação de tecnologia a nível central”.

PROADI-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, PROADI-SUS, foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Hoje, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Os recursos do PROADI-SUS advém da imunidade fiscal dos hospitais participantes. Os projetos levam à população a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benefícios do PROADI-SUS, destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil. Para mais informações sobre o Programa e projetos vigentes no atual triênio, acesse: hospitais.proadi-sus.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.