Hospital de Amor digitaliza receitas médicas e reduz problemas clássicos do setor

O Hospital de Amor, especializado no tratamento e prevenção do câncer em Barretos (SP), acaba de digitalizar seu fluxo de receitas médicas, por meio da tecnologia da healthtech Nexodata. Com isso, logo após cada consulta, todos os seus pacientes passam a receber um link em seus celulares e, com apenas um clique, podem comprar os medicamentos prescritos, de forma rápida e segura, sem a necessidade de um papel impresso.

A novidade traz mais velocidade, segurança e praticidade para todos os pacientes que passam pelas unidades de atendimento e consulta do hospital. Somente em 2020, foram 911.048 atendimentos para 227.264 pacientes.

“Com as receitas sendo geradas e assinadas de forma digital pelos médicos, nossos pacientes ganham em agilidade e segurança para adquirir seus medicamentos nas mais diversas redes de farmácia, ao mesmo tempo em que os médicos podem contar com um recurso de pesquisa de medicamentos, facilitando a escolha dos mesmos”, explica Alexandre Covello, gerente de projetos do Hospital de Amor.

Um mês após a implantação da tecnologia, o hospital viu suas impressões em papel reduzirem em 20%. Na mesma linha, em 45 dias, mais de 2.500 pacientes receberam ao menos uma receita médica em seus celulares e quase 100% deles tiveram uma experiência completa e de sucesso ao comprar seus medicamentos em farmácias públicas ou privadas.

Atualmente, a tecnologia da Nexodata conta com uma rede de 25 mil farmácias distribuídas em mais de 3 mil municípios por todo o Brasil. Entretanto, qualquer farmacêutico com acesso à internet é capaz de dispensar os medicamentos de uma receita da Nexodata.

A adoção da receita digital pelos médicos do Hospital de Amor tem sido exponencial. Foi possível perceber um aumento de 500% no número de prescrições digitais emitidas do primeiro para o segundo mês da implementação da tecnologia. No mesmo período, ao menos, 80% dos médicos já deixaram de usar as receitas em papel.

“O Hospital de Amor é uma referência, no Brasil, em tecnologia e atendimentos de alta complexidade pelo SUS. Sabemos que a solução de receitas médicas da Nexodata deverá ajudá-lo com este grande fluxo de atendimentos mensais, possibilitando até uma melhor compreensão do engajamento do paciente aos tratamentos, além de outros insumos para o aprimoramento da gestão do atendimento do hospital como um todo. Além disso, o hospital conseguirá oferecer uma nova experiência, totalmente digital e mais segura, aos seus pacientes”, avalia Cesar Giannotti, sócio e diretor de operações da Nexodata.

Na prática, a Nexodata opera como um elo de conexão entre médicos, pacientes e farmácias. Por meio de integração disponível com os principais sistemas de saúde (HIS e PEPs), é possível fazer a ativação da plataforma no formato plug n’play, o que agiliza a implantação.

O projeto com o Hospital de Amor é um exemplo desta estratégia de atuação da Nexodata, que tem se especializado em atender grandes grupos de saúde e os principais hospitais do Brasil, sejam eles privados ou públicos que operam pelo SUS.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.