Hospital de Transição conta com Saxofonista para ajudar pacientes na recuperação

Instrumentos musicais, sons e ritmo. Essas são algumas das ferramentas da musicoterapia que pode ajudar no tratamento de diversas doenças físicas e mentais e, também, aliviar alguns dos sintomas, como, por exemplo, dor e ansiedade.

O potencial terapêutico da música pode ser aproveitado por pacientes de diferentes faixas etárias. Pensando nos benefícios e, também, em levar um maior bem-estar para os profissionais de saúde e os pacientes, nessa época de fim de ano, o Hospital de Transição Royal Care contou com a presença de um saxofonista que vai fazer algumas apresentações durante o mês de dezembro, na unidade de Vitória e São José dos Campos.

As apresentações também serviram para homenagear todos os profissionais que atuam na instituição. “Foi um dia especial, dia de trazer o espírito natalino para dentro do hospital e agradecer a todos do time que se dedicam todos os dias nessa empreitada do CUIDAR. Agradecemos especialmente aos brilhantes músicos Sergio Rouver e Anderson que se disponibilizaram a vir fazer essa bela homenagem aos nossos pacientes e colaboradores. O clima do bom velhinho contagiou a todos e apesar de todas as restrições que o momento nos obriga, conseguiu tornar esse dia inesquecível nas nossas memórias”, completou Dayele Assis, Diretora Executiva do Grupo Royal Care.

A musicoterapia pode melhorar o humor e a qualidade de vida de pacientes e, consequentemente, o processo de reabilitação. Esse tipo de terapia pode ajudar no enfrentamento da Covid-19, por exemplo, ao contribuir para o alívio da dor, da ansiedade e da fadiga.

“Alguns pacientes não podem receber visitas e se sentem muito sozinhos nessa época do ano. Sabemos que a música ativa o sistema límbico do cérebro, região responsável pelas emoções e afetividade e isso traz um bem-estar para eles, pois a melodia pode ajudar a resgatar boas memórias”, explica Dr. Danilo Ribeiro, médico e Diretor Comercial do Hospital Royal Care.

Segundo Dr. Danilo Ribeiro, a musicoterapia é um tratamento híbrido de saúde e ajuda o paciente em diversos aspectos da saúde, como desenvolver habilidades sensório-motoras, promover uma melhor orientação e atenção, aumentar a capacidade respiratória, melhorar os distúrbios de comportamento, entre outros.

Além das apresentações ao longo do dia, o saxofonista foi o responsável por embalar a entrada do Papai Noel, em uma visita que ele fez para os pacientes do Hospital de Transição do Royal Care, no dia 11/12/2020 e 15/12/2020. “O pessoal fica muito contente com a chegada do Papai Noel, mesmo já tendo uma idade avançada. A magia do natal contagia e, por alguns momentos, eles se esquecem do que estão passando e vivem um momento especial”, finaliza Dr. Danilo Ribeiro.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.