Hospital de Tubarão recebe equipamento para diagnóstico precoce do câncer

O gerente de Geração Complementar da ENGIE Brasil Energia, Sergio Maes, representando a diretoria da empresa, e o diretor executivo do HNSC, Fábio Tadeo Teixeira

A ENGIE Brasil Energia realizou a doação de R$ 1,697 milhão para a compra de equipamento de diagnóstico por imagem para o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), do município de Tubarão (SC). O novo equipamento PET/CT, também conhecido como PET-Scan, vai ampliar e melhorar a prestação de serviços médicos assistenciais voltados a atenção e cuidado da pessoa com câncer, com foco no diagnóstico precoce e no estadiamento da doença.

A doação foi feita por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), que permite às empresas a destinação de parte do Imposto de Renda para projetos de entidades filantrópicas na área oncológica. O HNSC atende quase 400 mil pessoas e é instituição de referência na região de Laguna e Tubarão, no sul de Santa Catarina.

O novo equipamento, que já está em funcionamento, vai atender a nova demanda do plano de expansão da radioterapia do hospital no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e transformar o local em um dos maiores centros de referência da área na região sul do País.

O exame PET-CT, na oncologia, consegue detectar a atividade dos tumores e sua possível disseminação. Também é possível verificar a eficácia do tratamento, revelando o grau de regressão da doença. “O PET-Scan é muito importante para os pacientes oncológicos, tanto no diagnóstico, para estabelecer o plano terapêutico, como para aqueles que tem alguma suspeita de recidiva, de que o tumor tenha voltado, para encontrar mais rapidamente esse foco e começar o tratamento”, explica a responsável técnica pela Oncologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Dra. Aline de Souza Rosa da Silva.

A nova estrutura do Serviço de Medicina Nuclear do HNSC foi inaugurada nesta terça-feira (6).

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.