Hospital do GRAACC promove 1º webinar científico

75

Em tempos de pandemia e preocupado com a segurança e bem-estar de pacientes, acompanhantes e colaboradores, o Hospital do GRAACC intensificou protocolos internos de segurança no atendimento, desenvolveu campanhas educativas, além da capacitação dos profissionais de saúde para o enfrentamento da Covid-19 nas rotinas diárias da instituição, que atende casos de alta complexidade em crianças, em tratamento oncológico, guiados por rigorosos padrões no controle de infecções.

Para compartilhar esses aprendizados, o GRAACC realizará no dia 6 de julho, entre 19h e 21h, o 1º webinar científico “Covid-19 e pacientes oncológicos pediátricos. O que precisamos saber?”. “Vamos abordar como a doença ocorre e a resposta do organismo ao novo vírus, além de discutirmos quais as melhores opções de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença no paciente oncológico”, esclarece Dra. Fabianne Carlesse, infectologista do Hospital do GRAACC e mediadora do evento on-line.

Para participar do webinar, basta acessar o link pelo Zoom: bityli.com/xUksi, ID: 765 1663 7473.

Programação:

Abertura

Prof. Dr. Antonio Sérgio Petrilli – Superintendente Médico do Hospital do GRAACC e professor titular do Departamento de Pediatria, Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).

Patogênese e manejo clínico da Covid-19 no paciente pediátrico oncológico

Profa. Dra. Fabianne Carlesse – Infectologista Pediátrica do Hospital do GRAACC e professora adjunta do Departamento de Pediatria, Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).

Alterações radiológicas – Quando solicitar o exame de imagem e quais alterações esperar?

Prof. Dr. Henrique Lederman – Radiologista coordenador do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital do GRAACC e professor titular sênior do Departamento de Diagnóstico por Imagem, Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).

“Durante o webinar, vamos discutir a experiência prática da avaliação dos exames de imagem, em pacientes pediátricos oncológicos, e abordaremos como e quando solicitar estes exames neste grupo de pacientes”, esclarece Dr. Henrique.

Paciente crítico – Como manejar a insuficiência respiratória?

Dra. Dafne Cardoso Bourguignon da Silva – Intensivista pediátrica coordenadora da UTI do Hospital do GRAACC.

“Como o novo Coronavírus compromete os pulmões, muitas vezes é necessário suporte com respirador artificial. Durante o webinar, serão discutidas as melhores estratégias ventilatórias nesta síndrome respiratória aguda grave. Outros aspectos importantes serão debatidos: danos alveolares causado pela Covid-19; Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo; princípios de ventilação protetora e parâmetros clínicos”, conta Dra. Dafne.

A visão do oncologista pediátrico quanto às alterações hematológicas: quais exames solicitar e como interpretar

Dra. Ana Virgínia Lopes de Sousa – Oncologista Pediátrica especialista em Leucemias do Hospital do GRAACC.

“A infecção pelo novo coronavírus provoca alterações nas células sanguíneas e um estado de hipercoagulabilidade. Teremos a oportunidade de discutir o desafio do reconhecimento e a compreensão dessas alterações, no contexto de crianças e adolescentes imunossuprimidas pelo tratamento oncológico. Também serão discutidas as peculiaridades das alterações hematológicas em diferentes momentos do tratamento das leucemias agudas”, explica Dra. Ana Virginia.

Cuidados paliativos durante a pandemia

Dra. Carlota Blassioli – Oncologista Pediátrica especialista em Cuidados Paliativos do Hospital do GRAACC.

“Durante a pandemia surgem novos desafios, entre eles, como os profissionais de saúde podem manter a qualidade do atendimento e dos cuidados paliativos dos pacientes pediátricos com câncer. Vamos abordar no webinar, quais são esses novos desafios e como planejar um atendimento de excelência, mesmo com o isolamento, quarentena e distanciamento social”, esclarece Dra. Carlota.

Desafios na unidade de Transplante de Medula Óssea frente ao Covid-19

Dr. Victor Zecchin – Oncologista Pediátrica coordenador da unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital do GRAACC.

“Nossa abordagem será direcionada às mudanças e adaptações que fizemos no funcionamento da unidade, por conta desse período específico, além dos critérios de admissão dos pacientes, pós-pandemia”, comenta Dr. Victor.