Desafios na Estimação de Mortes pela Covid-19 é tema de webinar gratuito da FGV EPPG

36

A Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV EPPG) promoverá, no dia 1º de julho, das 17h às 18h, um webinar gratuito sobre os desafios na estimação de mortes pela pandemia da Covid-19. Os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo site portal.fgv.br/eventos . Após o cadastro, os participantes receberão o endereço por e-mail. O palestrante será Thomas Fujiwara, professor em Princeton (USA). Participam do evento: Edson Kondo, diretor da FGV EPPG; e Gil Riella, professor da FGV EPPG. A moderação será de Graziella Testa, professora da FGV EPPG.

A proposta do webinar é discutir os principais pontos da pesquisa do professor Fujiwara em relação às dificuldades na testagem em massa, que apresenta desafios metodológicos à estimação de mortes durante a pandemia. O seminário discutirá ainda como estimar o excesso de mortes (além do esperado) usando os dados do Registro Civil que contém as declarações de óbitos registradas em cartórios, como comparar com as estatísticas “oficiais” de mortalidade do SIM/DATASUS e uma análise para 17 municipalidades com mais de um milhão de habitantes.

Outros pontos importantes do evento serão um comparativo entre os dados fornecidos pelo Datasus e outras fontes oficiais de divulgação do número de mortos pela pandemia, e ainda as dificuldades em se realizar uma análise crítica da taxa de mortalidade por Covid-19 , com base nas informações fornecidas sobre a evolução da pandemia no país.