Hospital Estadual da Mulher promove evento alusivo ao Dia Mundial da Higiene das Mãos e Abril pela Segurança do Paciente

Colaboradores usam máscara com tema alusivo ao evento realizado no Hemu sobre Higiene das Mãos e Segurança do Paciente. Crédito: Ana Cléia

O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), por meio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e do Serviço de Hotelaria, promoveu na sexta-feira (26), um evento no auditório da unidade voltado para todos os colaboradores do hospital sobre a forma correta de higienizar as mãos. O encontro fez alusão ao dia 5 de maio onde é celebrado o Dia Mundial da Higiene das Mãos. Durante o momento, a enfermeira mestre e coordenadora da CCIH, Lidiane Figueiredo, discursou sobre a importância de higienizar corretamente as mãos no ambiente hospitalar para evitar infecções. “As mãos são transmissoras de doenças, bactérias e vírus que podem ser facilmente disseminados quando não ocorre a higienização correta”, disse.

Pesquisas recentes revelam que a higiene adequada das mãos, impede até 50% das infecções evitáveis adquiridas durante a prestação de cuidados de saúde. E mesmo assim, apesar de sua simplicidade, a higienização correta das mãos é pouco praticada. “Devido a esses índices que nos preocupam muito que sempre estamos alertando os colaboradores sobre a forma correta de cuidar e higienizar as mãos. Como por exemplo, quem escolhe trabalhar no ambiente hospitalar sabe que é preciso seguir alguns cuidados, como estes: manter as unhas curtas, limpas e evitar o uso de acessórios. Além de facilitar na hora de lavar as mãos com água e sabão irá manter a segurança não somente do profissional de saúde como dos pacientes”, enfatizou Figueiredo.

Programa Nacional de Segurança do Paciente completa 10 anos

Ainda durante o encontro foi realizada uma atividade em comemoração ao “Abril pela Segurança do Paciente”. As atividades também fizeram alusão aos 10 anos de lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). O abril pela segurança do paciente é um período dedicado ao fomento de ações voltadas a segurança do paciente que é um evento anual e incentivado pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hemu.

O evento envolveu ações lúdicas por meio de um quiz de perguntas e respostas utilizando um dado, com perguntas relacionadas as metas de segurança do paciente que inclui também a higienização das mãos. Quando o colaborador acertava as respostas era contemplado com um kit contendo: cartilha institucional de segurança do paciente e um álcool gel, ressaltando a importância de higienizar as mãos. Na oportunidade, os participantes usaram também máscaras confeccionadas de EVA com tema de bactérias e das metas de segurança do paciente. A enfermeira e coordenadora do NQSP, Lilian Maria Fernandes, ressaltou a importância do evento. “Foi uma excelente ocasião para sensibilizar os profissionais, compartilhar conhecimentos e práticas seguras”, afirmou.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.