Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia promove diagnóstico de IST em alusão ao Dezembro Vermelho

O Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa), da SES – Governo de Goiás, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade, promoveu em 14 de dezembro, no estacionamento em frente a recepção de internação do hospital, exames laboratoriais gratuitos de hepatite B e C; sífilis; e HIV à população em geral, pacientes e colaboradores do Huapa.

Os testes laboratoriais foram realizados pela unidade de atendimento itinerante do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE) e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia. Cerca de 80 pessoas realizaram os exames que apresentam resultados em até 30 minutos.

A estudante Kellen Andrezza Mendes, de 22 anos, que estava no hospital acompanhando a mãe, aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde. “O teste rápido é a chance de ajudar na prevenção, pois normalmente as pessoas não procuram fazer com frequência o exame de detecção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e caso a pessoa seja diagnosticada com qualquer doença, já sai daqui com todas as orientações”, afirmou.

Para a coordenadora do NVEH, Cristina Passos, o evento foi um sucesso. “Muitas pessoas procuraram a unidade para fazer os exames, entre a comunidade, colaboradores e acompanhantes de pacientes. É importante falar sobre as IST’s e conscientizar a população, além de mostrar que existem testes rápidos que são tão confiáveis como os laboratoriais”, ressaltou.

Os colaboradores do Huapa também participaram de palestra ministrada pelo membro do Grupo Saúde e Vida, o biomédico Diego Ferezini, que falou sobre a importância da conscientização ao combate ao vírus HIV e a Aids.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.