Hospital Icaraí realiza novo ciclo de treinamento institucional para Protocolo de AVC

Durante os meses de março e abril, o setor de Neurologia do Hospital Icaraí, por meio do Dr. Guilherme Torezani, Coordenador de Doenças Cerebrovasculares do Hospital Icaraí e do Hospital e Clínica São Gonçalo, realiza treinamento institucional sobre o protocolo de atendimento a pacientes de Acidente Vascular Cerebral (AVC) com toda equipe hospitalar.

Segundo o Dr. Guilherme, é de suma importância manter os colaboradores do hospital com o máximo de alinhamento ao protocolo de AVC, de modo que consigam tanto identificar quanto tratar pacientes de AVC com a maior agilidade e precisão.

“É imprescindível que saibam manejar corretamente esse paciente durante sua internação, de forma a concluir a investigação do quadro clínico com segurança e liberar esse paciente no menor espaço de tempo sem sequelas”, explica Torezani.

Em outubro de 2021, o Hospital Icaraí recebeu a certificação Stroke Ready, concedida pela Angels Awards, que o coloca como único hospital na região leste fluminense que é centro de referência para o tratamento e manejo da doença, uma das principais causas de morte do mundo, além de ser a principal causa de incapacidade em adultos.

No Brasil, o Acidente Vascular Cerebral é a doença que mais incapacita e a segunda maior causa de morte, podendo acometer qualquer pessoa, independentemente de gênero, idade ou classe social. Estima-se que uma em cada quatro pessoas terá a doença ao longo da vida. São vários os fatores de risco, como obesidade, sedentarismo, alcoolismo, hipertensão arterial sistêmica, tabagismo, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, entre outros.

“Entre os sinais de que o paciente está tendo um AVC, atente-se para o súbito surgimento de fraqueza, formigamento ou perda de sensibilidade, principalmente em um lado do corpo ou face, alteração da fala, tontura, confusão, falta de equilíbrio e alterações visuais”, alerta o médico.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.