Hospital Moinhos de Vento debate prevenção de doenças sexualmente transmissíveis na gestação

Projeto desenvolvido em 224 maternidades do Brasil avalia a prevalência de infecções sexualmente transmissíveis na gestação

O estudo nacional ‘Prisma – Prevenindo infecções sexualmente transmissíveis na maternidade’, liderado pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), será o tema da live que marca a retomada dos Seminários do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). O evento online ocorre na quinta-feira (29), a partir das 11h, e irá abordar os avanços do projeto que avalia a prevalência de ISTs na gestação, em especial o HTLV, vírus ligado ao desenvolvimento de leucemia das células T do adulto. A doença, transmitida principalmente por meio de relações sexuais desprotegidas ou de mãe para filho, atinge 20 milhões de pessoas no mundo, sendo que 90% não apresentam qualquer sintoma.

O evento será mediado pelo médico Paulo Pitrez, head do Instituto de Pesquisa Moinhos; com as participações da médica epidemiologista Eliana Wendland e do pesquisador Augusto Bidinotto; e de Camila Henz, ginecologista e obstetra. O seminário será transmitido pelo Facebook e pelo Youtube da instituição.

Prisma

O projeto está sendo desenvolvido em 224 maternidades do Brasil, com a participação de 32 mil parturientes entre 16 e 49 anos. As pacientes recrutadas respondem a um questionário e têm uma amostra de sangue coletada para exames laboratoriais. Está sendo avaliada a prevalência do HTLV e outras ISTs na gestação, como HIV, sífilis e hepatites B e C. Os trabalhos já tiveram início em quatro hospitais da região sul: Hospital Santo Antônio (Tenente Portela/RS), Hospital Casa de Saúde (Santa Maria/RS), Hospital São Vicente de Paulo (Osório/RS) e Hospital Nossa Senhora da Conceição (Tubarão/SC).

“As equipes que conduzem a pesquisa nos municípios estão sendo capacitadas para o projeto e em duas cidades as coletas já iniciaram. Recebemos amostras de Tenente Portela e Santa Maria”, afirma Eliana Wendland. Segundo a pesquisadora, a capacitação em Santa Catarina será na próxima semana.

Transmissão pelo Facebook e pelo YouTube. Link: liveproadisus.eventize.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.