Hospital Moinhos de Vento entrega Prêmio Dania em oito categorias da Enfermagem

Prêmio Dania valoriza iniciativas da área da Enfermagem que qualificam o atendimento e a experiência do paciente no Hospital Moinhos de Vento. Foto: Leonardo Lenskij

No encerramento da Semana da Enfermagem do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), nesta quinta-feira (20), um momento foi reservado para reconhecer as iniciativas desenvolvidas por enfermeiros e técnicos que qualificam a assistência na instituição. Oito projetos receberam o Prêmio Dania. Neste ano, além das categorias tradicionais — que reúnem desde cases na área de pesquisa e inovação, de melhorias das práticas assistenciais, de humanização e experiência do paciente —, também foram selecionadas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

O Prêmio Dania teve 59 cases inscritos. Entre os vencedores, iniciativas voltadas para os próprios profissionais, como um guia prático de cuidados de pacientes em terapia intensiva, e também que envolvem o paciente, como a criação de uma ferramenta interativa para orientação em exames de diagnóstico da cardiologia.

Durante a premiação, que aconteceu no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, o superintendente executivo, Mohamed Parrini, destacou o protagonismo dos profissionais da enfermagem no atendimento de excelência, que coloca o Moinhos no topo dos melhores hospitais do Brasil e da América Latina. “Vocês exercem suas atividades completamente alinhados aos nossos valores, com foco no cuidado centrado no paciente e nos melhores desfechos clínicos, sem abrir mão do cuidado humanizado, da gentileza e da compaixão”, pontuou.

A superintendente Assistencial e de Educação, Vania Röhsig, salientou que o prêmio é uma forma de valorizar iniciativas e inovações propostas pelas equipes. “Nossos profissionais da enfermagem se desafiam diariamente no cuidado humanizado, de alto nível técnico, com um olhar integral, baseado em evidências científicas, para garantir a melhor experiência aos pacientes e familiares.  Temos orgulho dessa dedicação, dessa entrega e fazemos questão de incentivar e reconhecer esses projetos que são transformadores”, explica Vania.

Também prestigiaram os vencedores os superintendentes de Operações e Governos, Tanira Torelly Pinto, Administrativo, Evandro Moraes, de Responsabilidade Social, Luis Eduardo Ramos Mariath, e Financeiro, Reimbran Pinheiro.

Os vencedores

  • Categoria: Contribuição de um enfermeiro na experiência do paciente.

Inovando o cuidado em pacientes Covid-19 X Melhor satisfação através do indicador HFocus.

Enfermeiros: Tanise Rodrigues Gonzato, Jade de Medeiros Moura e Ramon Marques.

  • Categoria: Contribuição de um enfermeiro ou grupo de enfermeiros para a pesquisa em enfermagem dentro da Instituição.

Case: Perfil e desfechos clínicos de pacientes com Covid-19 admitidos em um serviço de emergência.

Enfermeiros: Lucas Henrique de Rosso, Tiago Claro Maurer e Sidiclei Machado Carvalho.

  • Categoria: Contribuição de um grupo multidisciplinar na melhoria da prática assistencial.

Case: Ecógrafo Vascular como Aliado às Boas Práticas Assistenciais com o Paciente Renal Crônico em Hemodiálise: Experiência Prática da Equipe de Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem da Diálise do Hospital Moinhos de Vento

Enfermeiras: Aline de Oliveira Cardoso Bolzoni, Raquel Mozzaquatro Mori, Anelise Keunecke Carvalho Veiga, Thaís Camargo de Melo, Belisa Marin Alves.

  • Categoria: Contribuição de um Técnico em Enfermagem em uma mudança na prática de cuidado.

Case: Ferramenta interativa para orientações dos exames de MAPA e HOLTER como uma nova experiência para o paciente.

Técnica de enfermagem: Thaíse Prado Machado Vitorino.

  • Categoria: Contribuição de um Técnico em Enfermagem na experiência do paciente.

Case: Homenagem aos pacientes. Cartão de aniversário.

Técnico de enfermagem: Guilherme Pinheiro Moreira.

  • Categoria: Envolvimento de um enfermeiro ou grupo de enfermeiros em ações estratégicas da Instituição.

Case: Enfrentamento da Pandemia – Equipe do Serviço de Controle de Infecção.

Equipe de enfermagem: Cristiane Tejada da Silva Kawski, Débora Zampiva Barreiro, Gabriela Pereira Flores, Lindayane Debom Motta, Patricia Machado Gleit, Paulo Francisco Berni Teixeira e Renata Dortzbacher Feil Klafke.

  • Categoria: Envolvimento de um enfermeiro ou grupo de enfermeiros frente ao atendimento de pacientes Covid-19.

Case: Visita Virtual no CTI Adulto Como Ferramenta de Comunicação Entre Paciente e Família Durante a Pandemia da Covid-19.

Equipe de enfermeiros do Centro de Terapia Intensiva Adulto.

  • Categoria: Envolvimento de um Técnico de Enfermagem ou grupo de Técnicos de Enfermagem frente ao atendimento de pacientes Covid-19.

Case: Guia Prático de Cuidados CTIA.

Técnico de enfermagem: Vinícius Ruduit Ramos.

Prêmio Dania

O reconhecimento às iniciativas desenvolvidas pela área de Enfermagem foi criado em 2018 e leva o nome de Dania Rosania Gonzalez, enfermeira que trabalhou no Hospital Moinhos de Vento por 39 anos. Ela era uma referência para os colegas pela dedicação e pelo zelo com a profissão. Unindo ciência e coração, Dania é lembrada por todos como uma profissional que traduzia os valores da instituição e a excelência no cuidado em cada ação.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.