Hospital Moinhos de Vento promove I Jornada de Gastroenterologia

Um intenso circuito de palestras marca a I Jornada de Gastroenterologia do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), que acontece na próxima quinta-feira (7) e sexta-feira (8). Contando com público presencial no auditório Moinhos, o evento também terá transmissão online e as inscrições podem ser realizadas por este link. Recentemente, o Núcleo de Gastroenterologia foi beneficiado com um investimento de R$ 10 milhões em novos equipamentos de endoscopias. O passo seguinte à modernização é a promoção da troca de conhecimento entre os profissionais.

O chefe do Serviço de Gastroenterologia, Fernando Wolff, conta que esta primeira jornada é resultado do trabalho que vem sendo realizado por meio da consolidação do núcleo, que é operado em subespecialidades: “Cada setor elencou quais temas seriam mais interessantes para compor a programação e, por isso, contamos com assuntos que tangem o trato intestinal, o pâncreas, o fígado, entre outros”, esclareceu.

Com temas variados como “Dez equívocos que um gastroenterologista não pode cometer em 2022”, com o médico gastroenterologista Jonathas Stifft; e as “Hepatites Virais”, com a coordenação do gastroenterologista Alexandre Araújo e moderação do médico Eduardo Emerim, a atividade traz ainda a palestra “Combination biological therapy in IBD: future fact or fiction” e parte da experiência do Centro de Doenças Inflamatórias Intestinais da McGill University Health Center — uma das duas principais redes de saúde da cidade de Montreal, no Canadá — ministrada pelo Dr. Peter Laszlo Lakatos, com a moderação do médico Gustavo Drug Hahn.

A programação começa às 14h de quinta-feira, com término às 20h. E recomeça na sexta-feira (8), das 7h50 às 19h, seguido por um jantar de encerramento. Todas as informações estão no site.

Homenagem

Durante o evento, será feita uma homenagem ao médico gastroenterologista Cláudio Wolff pelos seus mais de 50 anos de trabalho junto ao Serviço de Gastroenterologia do Hospital Moinhos de Vento. A iniciativa é um momento para agraciar profissionais importantes do corpo clínico, bem como promover um resgate da trajetória durante os anos de existência do núcleo.

Investimento

Com o intuito de proporcionar diagnósticos mais precisos aos pacientes e, também, uma detecção mais precoce de doenças, o Hospital Moinhos de Vento adquiriu novos sistemas e aparelhos de endoscopia, como o Eluxeo, que conta com tecnologia de inteligência artificial CAD EYE. Ele proporciona imagens em alta definição para a realização de procedimentos endoscópicos. Os investimentos somam R$ 10 milhões, sendo que alguns equipamentos já estão em uso na instituição e outros devem ser instalados até 2023.

A Unidade de Endoscopia do hospital, com os novos equipamentos, reúne o que há de mais moderno no mercado e está em linha com os principais centros de tratamento do mundo, possibilitando resultados ainda mais precoces e precisos. Através da combinação com filtros de luz usados em tempo tempo real durante os exames, BLI (Blue Light Imaging) e LCI (Linked Color Imaging), associados à magnificação de imagem, é possível visualizar a microvasculatura e analisar a abertura das criptas das lesões. A precisão na identificação destas é passo fundamental para seu tratamento, também realizado, na maioria das vezes, por via endoscópica.

A incorporação destes equipamentos se soma aos já exames disponíveis com uso da cápsula endoscópica e enteroscopia para exame do intestino delgado, e dos novos ecoendoscópios, fundamentais na avaliação, diagnóstico e tratamento de lesões mais profundas (subepiteliais), pancreáticas e de vias biliares.

Inscrições: jornadaservicogastroenterologia.eventize.com.br/index.php?pagina=11

Transmissão:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.