Hospital Moinhos de Vento realiza bate-papo sobre efeitos da pandemia na saúde das mamas

O medo de contaminação pelo Coronavírus resultou em uma queda significativa nas mamografias e ecografias mamárias. Uma pesquisa do Ibope revelou que, em 2020, 62% das brasileiras deixaram de fazer exames preventivos essenciais para a detecção do câncer de mama. O Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), chegou a registrar queda de 90% na procura por exames de diagnóstico e consultas com mastologistas nos primeiros meses da pandemia.

Para conscientizar as mulheres sobre o quão seguro e necessário é fazer os exames periódicos e preventivos, o Hospital Moinhos de Vento promove nesta sexta-feira (29), às 14, um bate-papo presencial e gratuito com a chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento e presidente voluntária da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), Maira Caleffi. “O diagnóstico precoce pode ser a diferença entre a vida e a morte.  A chance de cura, se descobrirmos cedo a doença, aumenta em 95%”, alerta a mastologista.

Maira apresentará um painel sobre as consequências que a pandemia trouxe para a saúde das mamas. Com mediação do infectologista e responsável técnico pela unidade Hospital Moinhos de Vento em Canoas (RS), Paulo Gewehr Filho, o evento começa às 14h. A inscrição é gratuita e deve ser feita no local.

Consequências devastadoras

A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que a mortalidade por câncer de mama no mundo aumente em até 30% nos próximos anos, em decorrência do isolamento social e da queda nas consultas e exames de diagnóstico durante a pandemia. O retorno aos patamares anteriores ainda parece distante. No primeiro semestre deste ano, as consultas com mastologistas no Hospital Moinhos de Vento seguiram em média 40% abaixo de 2019. A unidade do Hub da Saúde de Canoas oferece os exames preventivos e de diagnóstico do câncer de mama.

Painel “Os desafios da pandemia na saúde das mamas”

Onde: Auditório do Maxplaza Canoas (Av. Getúlio Vargas, 4.831)

Informações: (51) 99906-3414

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.