O Brain, centro de inovação e negócios digitais fundado pela Algar Telecom, está lançando sua primeira solução voltada para o segmento de saúde. Trata-se do Hospital Monitora, que realiza o rastreamento de ativos com foco na maior eficiência na gestão de recursos hospitalares.
Com a ferramenta, é possível rastrear e monitorar ativos de alto valor para o hospital, como cadeiras de rodas e respiradores. As informações ficam disponíveis em tempo real em um dashboard, que pode ser acessado de qualquer dispositivo (como notebooks, tablets e celulares), levando agilidade e inteligência de dados para a administração hospitalar.
O rastreamento traz uma série de benefícios, incluindo rapidez na localização de ativos, programação de alertas para mudança de localização, contagem de ativos por área, controle de equipamentos em manutenção, integração com sistemas hospitalares e dados sobre tempo de permanência por área. Um exemplo prático é que, no caso da chegada de uma emergência, o Hospital Monitora permite a identificação de quais equipamentos serão necessários no atendimento e faz a emissão de alertas para que esses sejam imediatamente mobilizados ao local correto de atendimento.
“As opções de uso são diversas e podem ser adequadas à realidade de cada instituição. Se há reclamações de que a comida está chegando fria aos pacientes, por exemplo, a solução possibilita o mapeamento do tempo e da jornada dos carrinhos desde o refeitório até os quartos. Como a aplicabilidade é muito variada, é realizado um trabalho consultivo para identificar as dores do cliente e como apoiá-lo em seus desafios. Construímos juntos e entregamos uma solução completa e customizada”, explica Zaima Milazzo, presidente do Brain.
Para que fosse possível entregar ao mercado uma solução completa e integrada, o Brain – que atua no modelo de open innovation – fechou parcerias com quatro empresas. A Aruba é a responsável pelo fornecimento do hardware (tag aplicada em cada ativo para que este possa ser monitorado) e da infraestrutura de redes com as antenas WiFi, com distribuição da Ingram Micro Brasil. A Conversys IT Solutions é a parceira responsável pela implantação e análise de infraestrutura do prédio, garantindo que os equipamentos sejam instalados da melhor maneira para que não haja interferências no sinal. A Lab³ é a software house que faz o dashboard e o interliga com uma plataforma amigável. A Algar Telecom, por sua vez, integra todas essas frentes por meio da conectividade.
De olho em um mercado com mais de 6.700 instituições hospitalares, a proposta é atender hospitais interessados de qualquer região do país. “Nosso foco inicial está nos hospitais, que vinham em um processo mais lento de transformação digital, e que tiveram essa dinâmica muito acelerada com a chegada da pandemia e a regulamentação da telemedicina. Mas também podemos atender clínicas e laboratórios, que devem entrar como público-alvo em um segundo momento”, acrescenta Zaima.