Referência em cardiologia, oncologia, neurologia e ortopedia, o Hospital Santa Paula, de São Paulo (SP), está inaugurando um Centro de Imunização. O espaço, que vai funcionar no 1º andar do Instituto de Oncologia do hospital, tem o objetivo de oferecer à população infantil, adulta e idosa a cobertura de todas as vacinas disponíveis no Brasil.
O Hospital Santa Paula tem como objetivo a conscientização de que vacina não é apenas um cuidado para o público infantil e que adultos e idosos precisam ser vacinados, tendo um calendário de vacinação conforme a necessidade de cada faixa etária.
O diferencial é que todo o atendimento ao paciente – desde o esclarecimento de dúvidas, avaliação da carteira de vacinação e administração da vacina – seja realizado exclusivamente por farmacêuticos clínicos.
Os médicos da instituição irão avaliar a necessidade do paciente em relação ao estado vacinal e esta análise pode ocorrer no pronto atendimento, no momento da internação ou no ambulatório.
Carla Fernandes, farmacêutica responsável do Hospital Santa Paula, explica que é importante que a população mantenha a carteira de vacinas atualizada. “76% dos indivíduos adultos têm a carteira desatualizada e a nossa maior preocupação é que há vários estudos que demonstram que pessoas diabéticas, cardíacas, com problemas renais e respiratórios, com câncer e idosos estão mais vulneráveis às complicações que podem levar ao óbito por doenças totalmente preveníveis com a vacinação”, diz a farmacêutica.
Importância da vacinação
As vacinas são poderosas ferramentas com comprovada capacidade para controlar e erradicar doenças infecciosas com risco de morte. A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que a vacina é a medida de saúde pública mais importante e eficaz, depois da água potável. O investimento oferece o melhor custo-benefício quando comparado com outras medidas preventivas. A OMS estima que por ano, 2 a 3 milhões de mortes sejam evitadas pela vacinação.
Recentes surtos de doenças antes erradicadas no país têm preocupado autoridades sanitárias. No Brasil, um exemplo é o sarampo, que não era registrado há 18 anos. No entanto, o Ministério da Saúde confirmou que 10.374 pessoas foram diagnosticadas com a doença até fevereiro de 2019.
Endereço: Avenida Santo Amaro, nº 2382, na Vila Olímpia, São Paulo – SP
Horários de funcionamento:
Segunda, Terça, Quinta e Sexta-feira – 08h às 16:30h
Quarta-feira – 08h às 20h
Sábado – 08h às 13h
Dúvidas, informações e agendamentos:
Telefone: (11) 3847-4228 – Ramal: 8478; ou pelo e-mail: imunizacao@santapaula.com.br