As homenagens ao Dia de Santa Teresa D’Ávila, comemorado em 15 de outubro, começaram na sexta-feira (14), com a entrega da imagem da padroeira restaurada à capela do Hospital Santa Teresa, em Petrópolis (RJ), durante a Missa em Ação de Graças realizada para a padroeira da Instituição.
A imagem, feita em madeira, que possui aproximadamente cem anos, sofreu avarias em 2021 e passou por seis meses de restauração. “A imagem tinha perdido a mão direita e foi recomposta. Também identificamos muitas camadas de repinturas que foram aplicadas ao longo do tempo. Essas tintas foram removidas e restauramos a pintura original com douramentos”, contou a restauradora Luciana Lopes, acrescentando que a pesquisa da iconografia de Santa Teresa também revelou que a imagem possuía ainda uma pena presa à mão da Santa, como referência ao seu trabalho literário. “O trabalho de restauro é também um trabalho de pesquisa. Foi muito gratificante poder restaurar esta imagem junto com a também restauradora Poliana Reis e poder conhecer mais a história de Santa Teresa”, declarou Luciana.
A paciente Renata Beatriz, que teve alta da UTI na última segunda-feira, conseguiu autorização da equipe médica e fez questão de acompanhar a missa. “Recebi a Eucaristia da equipe da Pastoral todos os dias desde a minha internação no dia 6. Poder assistir a missa de Santa Teresa hoje foi um presente de Deus. Vim pedir graças aos professores já que também sou professora”, contou.
Santa Teresa D’Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus, recebeu o título de “Doutora da Igreja” e foi responsável pela reforma da Ordem Carmelita, com a reconstrução dos costumes. Sua obra literária foi reconhecida na Espanha por seu valor inestimável e se tornou uma das mulheres mais brilhantes do Renascimento.