Hospital São Vicente cria Comissão de Biossegurança e Gerenciamento de Resíduos

Comissão é formada por profissionais de diversos setores do HSV

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), instituiu a Comissão Multidisciplinar de Biossegurança e Gerenciamento de Resíduos. O grupo é formado por representantes dos mais diversos setores do hospital e tem como foco de suas atividades a melhoria constante de procedimentos internos, visando a segurança dos colaboradores e usuários.

O presidente da Comissão, Marcos Lopes Pandeirada, destaca algumas das principais atividades do grupo. “Estudo dos procedimentos com risco de acidentes pelo manuseio de material perfurocortante, análise de acidentes, inspeções setoriais, desenvolvimento de ações para redução de acidentes e fiscalização quanto ao uso adequado dos dispositivos de segurança estão entre algumas de nossas atribuições”, diz.

Outra atividade que faz parte do escopo do grupo é auxiliar no cumprimento do Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde. Todo resíduo gerado pelas instituições de saúde precisa ter o gerenciamento correto, a fim de que sejam manuseados e descartados conforme a legislação vigente, evitando riscos para pessoas, meio ambiente, dentre outros.

A criação da Comissão é obrigatória, em atendimento ao Anexo III da NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, publicada pela Portaria MTE nº 485/2005. A equipe reúne multiprofissionais, de setores como Medicina do Trabalho, Engenharia de Segurança do Trabalho, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Universidade Corporativa, Hotelaria, Compras, Enfermagem, Central de Materiais Esterelizados, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Diretoria.

De acordo com Pandeirada muitos acidentes em instituições hospitalares são decorrentes de comportamento inadequado das próprias equipes, por isso reforçar as boas práticas de segurança, realizar ações preventivas e corretivas deve ser uma rotina. “Todos os colaboradores devem participar, atendendo e divulgando as orientações da Comissão quanto à prevenção de acidentes com material biológico, bem como ao gerenciamento correto dos Resíduos Hospitalares; utilizando corretamente os dispositivos de segurança implantados; e contribuindo com a análise dos acidentes de trabalho envolvendo materiais perfurocortantes”, enumera.

Além de reuniões mensais, o grupo realiza ações diárias percorrendo os mais variados setores do hospital. Neste mês de julho a Comissão realizará em conjunto com a Engenharia de Segurança do Trabalho inspeções setoriais em cada um dos departamentos da instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.