Hospital São Vicente realiza Semana da Segurança do Paciente

Celebrado no dia 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Paciente, tem como objetivo conscientizar e mobilizar todos os pacientes, profissionais e órgãos públicos e privados, sobre a importância do cuidado seguro em saúde. A data, definida no ano de 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), reforça as diretrizes do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instaurado no Brasil em 2013. Composto por seis protocolos básicos, o projeto garante a qualidade do serviço, evitando e diminuindo a ocorrência de eventos adversos dentro da instituição.

Abordando o tema mundial instituído pela OMS este ano, ‘Cuidado Materno e Neonatal Seguro’, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente, realiza mais uma semana voltada a prevenção de riscos. O evento interno, que conta com o apoio do Time de Humanização, acontece do dia 13 ao dia 17 de setembro e trará atividades práticas e teóricas referentes as seis metas, sendo elas a identificação segura, comunicação efetiva, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos, prevenção de quedas e prevenção de lesão por pressão, sendo essas ultimas interligadas.

Nesta segunda-feira (13), a instituição deu início a primeira atividade da semana especial. Denominada ‘A Barraca do Beijo’, a iniciativa atraiu os colaboradores para uma orientação com a equipe responsável pelo evento no refeitório do hospital. Na ocasião, as metas foram apresentadas de forma lúdica e ao final da explicação, os funcionários receberam o doce com alusão ao nome da ação, o beijinho.

A enfermeira do núcleo, Bianca Lourenço, explica que o evento contribui para o bom desenvolvimento dos processos internos. “Com essas ações, buscamos implantar a cultura de segurança do paciente na instituição, manter a qualidade da assistência prestada à população e conscientizar os colaboradores. É uma maneira eficaz de falarmos sobre o assunto e chamar a atenção para a importância da aplicação das metas no dia a dia”.

10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

O mês de setembro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção ao suicídio. A ação abriu portas para que em 2015 fosse criado no brasil o movimento Setembro Amarelo, responsável por evidenciar a importância dos cuidados com a saúde mental e promover a valorização da vida por meio de ações de conscientização. A campanha é um trabalho desenvolvido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Centro de Valorização da Vida (CVV). O tema deste ano é ‘Agir Salva Vidas’.

Contribuindo com a causa, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), por meio dos setores de saúde ocupacional, psicologia e psiquiatria, além da parceria com o Time de Humanização, preparou ações internas afim de estimular o diálogo sobre o assunto, ainda tratado como polêmico e pouco abordado pela maior parte da população. Por isso, durante todo o mês, serão realizadas atividades de suporte ao cuidado de transtornos mentais e promoção de informações essenciais no combate ao suicídio.

“Serão distribuídas cartilhas com indicações de podcasts, onde procurar ajuda, serviços gratuitos de atendimento psicológico, entre outras orientações. Também preparamos uma decoração inspirada na campanha, com identidade visual exclusiva do hospital, material digital que já está disponível nos computadores dos colaboradores e cartazes especiais nos murais. Para as ações práticas, criamos o projeto ‘Caixa de Desabafos’, onde o funcionário poderá escrever seus sentimentos e colocar em uma urna monitorada pela equipe da saúde ocupacional, desta forma, será possível identificar algum sinal importante sobre a saúde mental dessa pessoa e oferecer todo o suporte necessário”, explica Priscila Cazarim, enfermeira supervisora da Saúde Ocupacional.

Para completar a lista de atividades voltadas ao movimento, a instituição contará com iluminação noturna especial na fachada e convida todos os colaboradores a vestirem alguma peça de roupa amarela em todas as sextas-feiras do mês de setembro. O ato de apoio também é realizado pela instituição nos meses voltados ao combate ao câncer de mama e próstata, por exemplo. “Colorir a fachada do hospital tem a intenção de voltar a atenção para essas causas. Nossa comissão entende a humanização como uma ação que começa de dentro para fora, pois, a cultura do cuidar e do atender bem deve ser fortalecida para todos os públicos”, explica Viviane Rasera, presidente do Time de Humanização.

Bazar do Voluntariado

Em prol do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), o grupo voluntário ‘Visita Vicente’ realiza mais uma edição do Bazar do Voluntariado. Em novo endereço, o evento acontece de 13 a 17 de setembro na Rua Major Gustavo Adolfo Storck, 26, Vila Virgínia, em Jundiaí (travessa da Rua do Retiro). Com produtos de boa qualidade e preço acessível, o bazar é aberto a população com funcionamento das 9h às 16h.

O espaço conta com itens variados, como vestuário feminino, masculino e infantil, brinquedos, peças de decoração, utensílios domésticos, calçados, entre outros artigos. Os valores vão de R$ 3,00 a R$50,00. Toda verba arrecadada será revertida ao hospital e o pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão de débito.

O grupo também recebe, no mesmo endereço, todo tipo de doação, desde que esteja em boas condições. A ação é importante para que o grupo mantenha ativo o evento mensal. As doações devem ser feitas às segundas e quartas-feiras, no horário das 9h às 12h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.