Hospital Unimed de Sorocaba “Dr. Miguel Villa Nova Soeiro” é recertificado HIMSS 7

Admilson Luiz da Costa, Dra. Priscila Garber, Aline Brenner, Isabel Simão, Andrea Ribeiro e Danilo Geraldeli – equipe da Unimed Sorocaba com auditores da HIMSS

O Hospital Unimed de Sorocaba (SP) “Dr. Miguel Villa Nova Soeiro”, que há 26 anos atua como referência na área da saúde na região de Sorocaba (SP), recebeu no dia 11 de fevereiro, a recertificação internacional da HIMSS 7 (Healthcare Information and Management Systems Society).

A certificação foi criada pela Healthcare Information and Management System Society (HIMSS), organização americana que possui maior reconhecimento nas áreas de Tecnologia da Informação e Saúde, estimulando o uso de soluções digitais em hospitais de todo o mundo. O modelo de análise vai do estágio zero ao estágio 7 e mede o sucesso da estratégia de análise de dados de um hospital. Os fatores considerados incluem infraestrutura, processos, tecnologia e liderança.

Esta recertificação demonstra o nível de maturidade do Hospital Unimed de Sorocaba na adoção do prontuário eletrônico, usando a Tecnologia da Informação para ganhar eficiência operacional, melhor qualidade assistencial e maior segurança do paciente.

De acordo com Luís Carlos Terciani, gerente executivo de Tecnologia da Informação da Unimed de Sorocaba, essa recertificação representa a continuidade de um processo iniciado em 2019, com a primeira certificação, e que visa a melhoria dos cuidados com o paciente com a ajuda da tecnologia da informação. “Essa recertificação significa que aprimoramos qualidade de serviços, pois um dos critérios que a HIMSS preconiza é a evolução do processo. Nosso objetivo maior é sempre melhorar os cuidados com os pacientes e esse selo sacramenta isso”, observou.

Terciani ressaltou que a tecnologia da informação foi fundamental para manter a qualidade dos atendimentos durante a pandemia de Covid-19. “Tivemos um crescimento fenomenal de forma repentina. Se não tivéssemos a tecnologia da informação, não seria possível atender com a mesma qualidade esse grande contingente de pessoas. Mas foi na pandemia que verificamos que o Hospital já estava preparado e isso foi um grande diferencial. Além disso, algumas possibilidades surgiram com a pandemia na área da tecnologia, como por exemplo a teleconsulta, que também teve um grande crescimento”, comentou.

Para a médica Priscila Garber, diretora técnica do Hospital Unimed de Sorocaba, é muito gratificante ver o empenho da equipe assistencial e não assistencial em torno da qualidade da prestação de serviço. “Essa recertificação digital impacta diretamente no atendimento aos pacientes, uma vez que melhora a segurança de todos os processos e permite que os gestores acompanhem cada etapa em tempo real. Esse sistema traz alertas para os médicos e enfermeiros sobre as condições do paciente e podemos ter, de uma forma muito objetiva e prática, indicadores de saúde em todas as áreas do hospital. Essas informações facilitam muito a nossa gestão, pois podemos entender a necessidade de cada área e agir rapidamente”, explicou.

O gerente administrativo do Hospital Unimed de Sorocaba, Admilson Costa destacou a importância da rastreabilidade dos processos. “Passamos um ano difícil e mantivemos a qualidade. Com esse sistema podemos fazer a rastreabilidade de materiais e medicamentos e isso traz segurança e demonstra que estamos fazendo o melhor para os nossos clientes. Durante a pandemia, isso agilizou ainda mais alguns processos dando um tempo de resposta muito rápido”, observou.

Segundo o presidente da Unimed Sorocaba, o médico oncologista Gustavo Ribeiro Neves, a recertificação na HIMSS 7 é de vital importância e está alinhado com o plano de inovação e modernização da cooperativa, que inclui o uso de tecnologia para conferir aos clientes um atendimento ágil e seguro. “Essa é uma certificação que avalia principalmente a tecnologia empregada no tratamento dos pacientes, no diagnóstico e na assistência. Para nós é um orgulho muito grande sermos recertificados pelo nível máximo da HIMSS e isso só vem confirmar o que sempre tivemos como ideal, que é utilizar a tecnologia e a inovação a favor da saúde e do bem-estar do paciente”, destacou.

De acordo com a auditora da HIMSS, Aline Brenner de Souza, o nível 7 é o mais elevado em termos de certificação digital e são pouquíssimas organizações no Brasil que tem esse selo. “A gente ficou muito feliz com o comprometimento da equipe e com os processos que estão voltados para a segurança do paciente durante todo o tempo. Nestes dois dias de auditoria estivemos junto com a equipe da Unimed Sorocaba e pudemos ver o comprometimento com a qualidade. Não tenho dúvida de que isso se reflete no dia a dia dos cuidados com os pacientes, gera melhores resultados para a equipe e para os médicos, assim como para aqueles que estão sendo cuidados dentro do hospital”, ressaltou.

Para a recertificação foi demonstrado todos os processos clínico-assistenciais, relatórios, indicadores, administração de medicamentos, digitalização de documentos, entre outros que tornam o Hospital Dr. Miguel Soeiro uma instituição digital.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.