Hospital utiliza sistema de filtragem de ar contra Coronavírus

123

Um ambiente sem vírus e bactérias é fundamental para instituições de saúde. E como conseguir isso de forma simples e eficiente? Foi pensando nisso que a multinacional alemã Mann+Hummel desenvolveu o sistema de filtragem de ar Tri-Kleen (HEPA), que atuará no combate ao Coronavírus no HAOC – Hospital Augusto de Oliveira Camargo, de Indaiatuba (SP).

Além dele, a empresa também elaborou e cedeu ao hospital tendas de proteção para serem colocadas sobre os pacientes. Elas servem como uma barreira para que aerossóis contaminados não se espalhem no ambiente quando o paciente fala, tosse ou espirra, evitando a contaminação dos profissionais de saúde. “Outro ponto importante é que a combinação da tenda com o equipamento propicia procedimentos preliminares, evitando a intubação precoce do paciente, já que ele poderá usar ventilação não-invasiva, de modo que os aerossóis expelidos não saiam da tenda”, ressalta Marcos Vanussi, diretor de vendas OE da M+H.

José Carlos Ribeiro de Motta Filho, diretor técnico do HAOC, revela que contatou a empresa interessado nas máscaras de proteção. “Então, o Bert, VP & General Manager da empresa, me disse que também tinham equipamentos para filtragem de vírus e bactérias, que, com pequenas adaptações, seriam úteis para o hospital, e me convidou para visitar a empresa”, explica.

Conforme detalha, os pacientes internados para tratar da Covid-19 precisam muitas vezes utilizar máscara para fazer a VNI (ventilação não-invasiva). “Este procedimento libera aerossóis para o ambiente, aumentando o risco de contágio dos profissionais de saúde. Adaptando este filtro a uma tenda que envolve o paciente, diminuímos muito esse risco de contágio”, revela.

O HAOC é o único hospital da cidade que interna os pacientes pelo SUS e, para acompanhar o crescimento da cidade, foi construído um novo prédio de quatro andares, com capacidade para mais 200 leitos. “A inauguração estava programada para o final de abril, mas, por conta da pandemia, cancelamos a inauguração e adaptamos uma ala para ser a enfermaria de Covid-19, com 48 leitos”, expõe Motta Filho.

Tri-Kleen

A solução, que não requer certificação da Anvisa, pode ser aplicada em aparelhos móveis ou em torres com até três cubos. Possui tecnologia tripla, com filtro de partículas finas, filtro HEPA (filtragem com alta eficiência na separação de partículas) e luz UV-C germicida. O sistema permite a filtragem em áreas entre 30 e 450 m3 por meio da pressão negativa, positiva ou em modo de recirculação do ar em ambientes como consultórios médicos e odontológicos, hospitais e clínicas. Vale lembrar que o elemento filtrante HEPA possui certificações da eficiência de filtragem em 99,97% para partículas de 0,3 microns.

Os Estados Unidos e o Canadá foram os primeiros a utilizar a solução. No Brasil, a fabricação começou em março deste ano, num tempo recorde, para atender à necessidade atual. “Além do HAOC, que foi a primeira instituição de saúde brasileira a utilizar o equipamento, profissionais da área odontológica também adquiriram o produto, que já está disponível para comercialização”, conta Vanussi.

Ele explica que devido à proximidade que a empresa tem com profissionais de saúde do HAOC, foi possível demonstrar o uso do equipamento na versão principal e, na sequência, com derivação para leitos individuais. “Para esta última aplicação, tivemos de realizar adaptações que permitissem acoplar os leitos separadamente”, destaca.

O Tri-Kleen é de fácil manuseio e possui um painel touch screen onde as informações necessárias são apresentadas, inclusive a necessidade de troca do elemento filtrante, luzes, etc. “Pelos trabalhos realizados e a forte aceitação associada ao feedback dos profissionais da saúde, entendemos o setor hospitalar como um mercado altamente promissor”, comenta Vanussi.

Pressão negativa e luz UV-C

A pressão negativa evita que as partículas se dispersem no ambiente em que o paciente com Covid-19 se encontra. Além de atuar no modo pressão negativa, o equipamento oferece o modo de recirculação do ar, permitindo a filtragem e o retorno ao ambiente, proporcionando um local com ar filtrado constantemente.

Já a luz UV-C é reconhecidamente eficaz na eliminação de vírus e bactérias, porém, as pessoas não devem ficar expostas a ela devido a potenciais impactos à saúde. As luzes no equipamento são posicionadas para realizar a eliminação dos micro-organismos depositados no filtro principal e não há contato direto com as pessoas.

Outras soluções

A empresa possui, ainda, produtos para áreas limpas de hospitais e equipamentos para filtragem de vírus e bactérias para áreas maiores, podendo chegar até 450 m3. Além destes sistemas, a Mann+Hummel Brasil já produz equipamentos de filtragem para partículas finas (PM2,5 a PM10), responsáveis por quase 7 milhões de óbitos mundialmente. “Já temos instaladas cinco torres de filtragem do ar em Indaiatuba, posicionadas criteriosamente na região central, onde a contaminação de partículas finas é elevada”, salienta o diretor de vendas OE.

Contribuição

A M+H é uma empresa líder em sistemas de filtragem e reconhecida mundialmente no setor automotivo, atuando também no segmento chamado Life Science and Environment, cujo objetivo é desenvolver produtos para filtragem destinados ao setor da saúde. No Brasil, é detentora das marcas Mann-Filter e Wix Filters, com matriz em Indaiatuba e filiais em Manaus (AM), Betim (MG), e Sapucaia do Sul (RS).

“Nesse momento desafiador, em que o Brasil tem se esforçado para conter o avanço do Coronavírus, enxergamos a oportunidade de contribuir com a nossa experiência em sistemas de filtragem para cuidar daqueles que estão na linha de frente no atendimento aos pacientes infectados”, afirma Bert Kempeneers, VP & General Manager da Mann+Hummel.

www.mann-hummel.com

(19) 3894-9801

Matéria originalmente publicada na Revista Hospitais Brasil edição 103, de junho/julho/agosto de 2020. Para vê-la no original, acesse: portalhospitaisbrasil.com.br/edicao-103-revista-hospitais-brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

3 + 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.