Impacto da pandemia na saúde mental dos profissionais da saúde é destaque em plataforma de educação do Einstein

A pandemia de Covid-19 submeteu os profissionais de saúde a diversas situações estressoras, desde a falta de conhecimento sobre uma doença nova ao distanciamento da família e o alto risco de ser infectado. Segundo dados publicados no Guia de Saúde Mental Pós-Pandemia no Brasil, assinado pela jornalista Natália Cuminale, cerca de 20% dos profissionais de saúde são acometidos por quadros de depressão, e até 25% sofrem de ansiedade.

A preocupação com a saúde mental dessa população se tornou parte da rotina das instituições que os têm como colaboradores. Mas não só delas. Os próprios profissionais passaram a tentar compreender esse impacto em suas vidas. Isso é o que constatou o levantamento da Academia Digital Einstein – plataforma de educação continuada voltada a estudantes da área da saúde, médicos, enfermeiros e demais profissionais deste segmento – ao ranquear os conteúdos mais acessados no portal em 2021.

Intitulado como “impacto da pandemia na saúde mental dos profissionais da saúde”, o conteúdo mais visualizado no último ano conta com mais de 40 minutos de videoaula abordando as alterações que a Covid-19 trouxe ao cotidiano dos profissionais e a maneira que esses fatores de estresse, como afastamento da família, isolamento social e a convivência com mais mortes e perdas, influenciaram em sua saúde mental.

Top 5 da Academia Digital em 2021

Junto ao material de saúde mental, outros quatro conteúdos foram destaque na plataforma em 2021. Aulas sobre atendimento emergencial de traumas e fraturas, intoxicação por drogas ilícitas, cuidados paliativos na UTI e terapia nutricional no paciente crítico completam o “Top 5” do portal – que disponibiliza novos conteúdos semanalmente, gerados a partir de conhecimentos dos especialistas do Einstein que atuam em diferentes áreas, como assistência, pesquisa, ensino e gestão.

“A geração de conteúdos na área de saúde vem crescendo de forma acelerada e isso só aumenta os desafios dos profissionais na hora de se atualizar, credibilidade e facilidade de acesso são diferenciais importantes. Com a Academia Digital Einstein estamos disponibilizando um vasto acervo de conteúdos gratuitos e atualizados por profissionais experientes”, afirma Alexandre Holthausen, diretor-superintendente de Ensino do Einstein.

Academia Digital Einstein

A Academia Digital Einstein é voltada a estudantes e profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas, entre outros, perpassando também temas relacionados ao setor, como Pesquisa, Educação e Ensino em Saúde, Gestão, Responsabilidade Social, Transformação Digital e Inovação.

Criada em julho de 2021, a Academia Digital disponibiliza materiais gratuitos exclusivos para aprimorar o conhecimento de estudantes e profissionais que atuam na área da saúde. A plataforma atingiu 1,7 milhão de visualizações desde seu lançamento, contando com mais de 800 mil usuários e 100 mil cadastrados no portal (dados de 18 de abril de 2022).

O espaço foi aberto com a proposta de compartilhar a experiência e o conhecimento do Einstein. Atualmente, a Academia reúne conteúdos de cerca de 50 áreas em formatos como desafios clínicos, casos clínicos rápidos de diversos temas, opiniões dos especialistas, reuniões científicas realizadas em diversas áreas da Instituição, Journal Clubs, Pílulas de Conhecimento e Deep Dive – este último sendo o mais procurado, por aprofundar os temas Emergentes e de destaque na saúde.

Para ter acesso a todas as funcionalidades da plataforma basta estar logado. Os usuários cadastrados têm direito a conteúdos e benefícios exclusivos, como acompanhar e seguir os autores especialistas que publicam no portal, bem como validar a declaração de participação nos cursos realizados, o que pode ser um diferencial no currículo.

Para se cadastrar e conferir os conteúdos disponíveis clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.