Instituto Bairral investe em sistema de gestão hospitalar para aprimorar qualidade do tratamento psiquiátrico

O Instituto Bairral de Psiquiatria, localizado em Itapira (SP), por meio de parceria com a Digisystem – companhia brasileira que apoia as empresas nos processos de transformação digital – acaba de ampliar seu investimento para expandir serviços e implementar melhorias com foco em qualidade, performance e segurança computacional. A companhia foi responsável por todo o processo de implantação da solução de gestão hospitalar Tasy da Philips, contemplando desde as áreas assistenciais até o BackOffice da instituição.

O Instituto Bairral é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, referência hospitalar no Brasil e o maior complexo de saúde mental da América Latina. Por ser um complexo muito grande buscavam implementar uma solução que aprimorasse a gestão hospitalar, trazendo segurança para o paciente e melhor controle de seus processos. “O hospital demandava uma solução que o ajudasse a gerir melhor seus recursos e processos, garantindo um atendimento mais ágil e seguro ao paciente. A solução adotada, implantada totalmente na tecnologia HTML5, aliou gestão à tecnologia, promovendo assim mais eficiência e produtividade dentro da instituição”, explica Mendel Sanger, Diretor Executivo da Digisystem.

“Podemos classificar esse projeto como um grande caso de sucesso, devido a sinergia entre consultoria e cliente. Durante a implantação do projeto tivemos o auge da pandemia e nos organizamos para continuar o projeto de forma remota, um modelo novo e desafiador para ambas as empresas. Esse desafio foi superado principalmente pelo envolvimento, maturidade e liderança do Instituto Bairral”, ressalta Daniel Rocha, Diretor de Serviços e Soluções da Unidade Saúde da Digisystem.

De acordo com o Gerente de Desenvolvimento Institucional do hospital, Ricardo Moriyama, os principais benefícios obtidos com a implantação do projeto foram a completa integração de todos os setores do hospital por meio do novo sistema de gestão, melhor controle de qualidade, aproximação de acreditações, aperfeiçoamento dos prontuários eletrônicos, aumento da satisfação dos colaboradores quanto ao uso do sistema e até mesmo aumento do faturamento.

“Todos os esforços valeram a pena quando olhamos para os resultados. A implantação foi desafiadora, principalmente por provocar mudanças de processos da instituição e exigir novos hábitos de muitos dos nossos colaboradores. Sair da zona de conforto é sempre um trabalho moroso que requer planejamento e dedicação para que tudo ocorra da maneira mais humana e menos traumática possível. Mas os benefícios são inúmeros, desde a melhoria da experiência do usuário até o enorme ganho em nossa visão gerencial e diretiva da instituição”, reconhece Moriyama.

No total, o processo de implantação do sistema levou dez meses e a nova tecnologia já impacta pelo menos 200 usuários. Moriyama afirma que toda e qualquer melhoria tecnológica feita pelo hospital nesse momento visa atingir especialmente os pacientes, que são o foco principal da instituição. “O momento delicado que estamos vivendo devido à pandemia de Covid-19 trouxe-nos desafios nunca antes vividos. Neste cenário, a tecnologia vem como um alento, pois nos permite gerir estes novos números com eficiência e gastar esforços com nossa real natureza: o cuidado com o paciente”, declara.

Impulsionando a jornada de transformação digital

Além da sustentação e monitoramento da infraestrutura de TI, a Digisystem foi responsável por atuar na parametrização para o correto funcionamento do novo sistema. “A metodologia contempla etapas de planejamento, compreensão do fluxo do hospital, parametrização do sistema conforme nossas necessidades, treinamentos, além de diversos testes e adequações. Durante todo o processo tivemos as nossas intercorrências prontamente atendidas ou endereçadas para solução pela equipe de especialistas da Digisystem”, ressalta Moriyama.

Para o executivo, a escolha da empresa se deu pelo fato de a Digisystem ter se apresentado, desde a primeira reunião e a cada interação, como o parceiro mais preparado, estratégico e consistente para o projeto. “Nós buscávamos duas características no parceiro ideal para este projeto: confiabilidade e experiência. Queríamos a consultoria com maior expertise em soluções de TI para a área da saúde e a que nos oferecesse a maior segurança de execução do projeto. Estamos muito satisfeitos e prontos para embarcar na jornada da transformação digital”, finaliza Moriyama.

Redação

Redação

2 thoughts on “Instituto Bairral investe em sistema de gestão hospitalar para aprimorar qualidade do tratamento psiquiátrico

  1. Ao corpo Administrativo
    Meu filho está internado no Setor Vivenda e HOJE (31/01/2021) me telefonou e estava muito deprimido, depois, consultando os enfermeiros foi informado que “esqueceram” do remédio dele. Ele tem problema de depressão e foi diagnosticado (no Bairral) como Borderline. Até onde eu sei ele não costuma mentir, então este sistema de gestão e administração não esta BOM! O mínimo que se espera de uma instituição como esta é que seus pacientes recebam o tratamento adequado sem esquecimentos, e que os familiares possam ficar tranquilos em relação a este particular. Esta instituição me foi indicada como referência para tratamento de transtornos mentais por isso internei meu filho na mesma. Por favor façam as investigações necessárias e tomem as providências cabíveis neste caso.
    Obrigada!

  2. Muito médico residente.troca de medicação ou falta de prescrição constantemente.bem como alguns funcionários mais doentes que os pacientes.

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