No ano em que completa uma década de atuação no mercado de educação para médicos e profissionais da saúde, o Instituto Terzius, de Campinas (SP), lança uma solução inédita no segmento: um curso a distância de emergências pediátricas em Realidade Virtual (RV). A iniciativa é resultado de dois anos de pesquisas da empresa para a criação de um treinamento com aulas práticas e teóricas e que permite aos alunos aprender e vivenciar procedimentos como se estivessem participando deles, inclusive manipulando objetos. O primeiro curso já está disponível e, até o fim do ano, outros dois devem ser apresentados.
O Instituto Terzius une a qualidade pedagógica – incutida no DNA da empresa pelo seu fundador, o médico e professor emérito da Unicamp, Dr. Renato G.G. Terzi – com a inovação típica de companhias de Campinas, cidade que é um dos maiores polos tecnológicos do País. No caso do curso de RV, os alunos receberão os óculos 3D e poderão assistir às aulas em tablets, PC ou smartphone. “O processo de elaboração da solução para educação em Realidade Virtual passou pela superação de diversos obstáculos, já que era algo inédito nessa área. Alguns deles, ligados ao conforto do aluno, exigiram o emprego de tecnologia própria, como a transformação do professor em avatar, a criação de um estúdio de filmagem 360° e o desenvolvimento de um equipamento e software para manipulação de objetos durante o curso”, afirma o CEO do Instituto Terzius, Renato Terzi.
Segundo o diretor da empresa, Luiz Guilherme Calderon, a ideia é permitir que o aluno aprenda com mais concentração e tenha toda a percepção e conhecimento do atendimento prático ao paciente. A empresa oferece atualmente um curso prático na mesma área, onde os inscritos fazem simulações realísticas em manequins de última geração e participam de discussões de caso e de atendimentos com os diretores do Terzius. Atualmente, o Instituto oferece 15 cursos de imersão que duram de um a três dias, sendo oito deles credenciados por instituições internacionais como American Heart Association, NAEMT e American College of Surgeons. Outra área de forte atuação, que tem sete cursos e já formou 450 médicos, é a de pós-graduação. Ao todo, mais de 16 mil pessoas já passaram pelas aulas da empresa desde a sua fundação, há dez anos.
Ensinar sempre fez parte da vida do médico Dr. Renato G. G. Terzi. Depois de 40 anos como professor da Unicamp, o cirurgião fundou o Instituto Terzius para continuar levando adiante seu conhecimento. “Nosso objetivo é aprimorar a qualificação dos médicos e dos profissionais de saúde no Brasil para entregar a melhor medicina possível à população”, finaliza o fundador do centro de treinamento, Dr. Renato G.G.Terzi.