Jogadores e jornalistas esportivos aderem ao movimento da campanha de conscientização ao Novembro Azul

Novembro é o mês de conscientização a respeito da saúde do homem e, principalmente, de alerta a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Por isso, neste Novembro Azul, o Instituto Lilás, pioneiro no conceito da Oncodermatologia Estética, uma nova classe dentro da medicina voltada especialmente para o tratamento dermatológico estético do paciente oncológico, mobilizou uma campanha em suas redes sociais com a hashtag #HomemTambemSeCuida, que já ganhou o engajamento de diversas personalidades do esporte, como: Juninho, do Fortaleza; Rodrigo Lindoso, do Internacional; Deyverson, que está atualmente no Alavés, Espanha; Getúlio Vargas, ex-goleiro do Flamengo e os jornalistas: Alexandre Gimenes, Fernando Campos, Flavio Amendola e Renata Millington.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata no Brasil. Grande parte disso é relacionado à falta de diagnóstico precoce da doença. De acordo com dados do Hcor, um diagnóstico precoce do câncer de próstata tem mais de 90% de possibilidade de cura. Porém, entre a maioria dos homens, os exames preventivos são motivo de vergonha e o assunto acaba sendo um tabu.

Pensando nisso, o Instituto Lilás foi buscar o apoio desses ídolos do esporte para ajudar na campanha de conscientização. O movimento #HomemTambemSeCuida irá durar todo o mês de novembro e trará, nas redes sociais do Instituto, conteúdos em imagem e vídeo sobre a importância do Novembro Azul, sinais de alerta ao câncer de próstata, cuidados e a desmistificação dos exames preventivos, além de outros assuntos relacionados à saúde dos homens abordados pela idealizadora do Instituto Lilás, a Dra. Simone Stringhini, dermatologista com mais de 30 anos de experiência, membro efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 1994; membro efetiva da Academia Americana de Dermatologia (AAD) desde 2010; membro efetiva da IMCAS Academy (Aesthetics Surgery & Cosmetic Dermatology – European) desde 2018; referência em Diagnóstico e Tratamentos Dermatológicos Estéticos há 20 anos – foi uma das primeiras a fazer a aplicação de peeling no país.

Os famosos já começaram a compartilhar os posts com os conteúdos educativos, desde o início do mês, para amplificar a disseminação dessas informações tão importantes, principalmente, entre os homens que acabam se sentindo mais confortáveis e encorajados a buscar um médico especialista, depois de ver seu ídolo do esporte apoiando a campanha e incentivando. Segundo os médicos, após os 40 anos é recomendado que os homens procurem o urologista e façam o check-up anual da próstata.

O Instituto Lilás, que não tem finalidade lucrativa, é focado na disseminação de conteúdo e também em pesquisas na área da dermatologia oncológica, incluindo a estética. O Instituto foi lançado no último mês e irá realizar estudos para criação de novos protocolos de tratamentos, envolvendo a dermatologia e a estética em pacientes oncológicos. Para o futuro, é esperado que o Instituto una-se a clínicas, hospitais e faculdades para ampliar pesquisas e descobertas na área de dermatologia para pacientes oncológicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.