Johnson & Johnson Medical Devices leva realidade virtual e outras tecnologias para evento de capacitação médica

367

A Johnson & Johnson Medical Devices Companies anuncia hoje que o Johnson & Johnson Institute (JJI) e a Ethicon estão realizando mais uma edição do LAF & LAF Masters (Latin American Forum), evento médico de treinamento cirúrgico que engloba as especialidades de cirurgia bariátrica, ginecológica, cardiovascular, torácica e colorretal. O encontro, que teve início em 11 de agosto e acontece em Orlando, na Flórida, seguirá até dia 18, e reúne cerca de 400 cirurgiões da América Latina.

Esta iniciativa faz parte do compromisso da companhia de difundir e elevar os conhecimentos sobre medicina e saúde entre os profissionais e, com isso, seguir junto com a classe médica para a evolução da saúde no mundo.

Durante o treinamento, os cirurgiões poderão realizar atualizações práticas e discussões teóricas e experimentar novas tecnologias como o Virtual Reality (VR). A técnica que aplica a realidade virtual já vem sendo utilizada para treinamento em cirurgias ortopédicas ao redor do mundo, e passa a ser oferecida para cirurgia geral para expandir sua aplicação e possibilidade de capacitação. Com o VR, o profissional utiliza óculos de realidade virtual e controles portáteis, que conectados a um notebook, formam uma simulação que permite ao cirurgião aprender procedimentos cirúrgicos passo a passo usando instrumentos e implantes “reais” realizando a cirurgia em um paciente virtual.

“Johnson & Johnson Medical Devices Companies está focada em trazer novas tecnologias, produtos e soluções que elevam todo o padrão de cuidados com os pacientes. Trabalhamos para ser um catalizador de mudança do sistema de saúde, liderando a transformação do setor, colaborando com a expansão da educação médica”, explica Mircea Cubillos, VP da Ethicon América Latina.

O Johnson & Johnson Institute, centro de educação médica da companhia, está presente em 24 locais no mundo, com laboratórios à disposição de estudantes, residentes e médicos experientes com as mais novas tecnologias disponíveis no mercado. A Johnson & Johnson Medical Devices Companies capacita anualmente mais de 150 mil profissionais de saúde no mundo, sendo mais de 15 mil na América Latina.

“Investir na educação médica é um dos nossos principais compromissos, pois entendemos que democratizar o conhecimento da medicina também é uma forma de expandir o acesso à saúde”, destaca Elisabete Murata, líder da JJMD de Soluções para Educação na América Latina.

Artista cria retratos feitos com fio de sutura para homenagear pacientes

Conhecida popularmente como fio cirúrgico, a sutura foi a matéria-prima utilizada pelo artista Zen Palagniuk, residente nos Estados Unidos, para homenagear os pacientes Tomás, de 2 anos (Argentina), e Paula Bastos, de 35 anos (Brasil). Será a primeira exposição do tipo no mundo.

As obras serão expostas em painéis durante todo o evento com exibição do vídeo de making off que inclui o processo de criação, depoimento do artista e a história dos pacientes.

Intitulada Life Thread Portraits, a exposição traz aos médicos o conceito #BeyondTheProcedure e mostra a revolução cirúrgica na vida dos pacientes por meio de suas histórias de superação. Para essa obra, o artista fez uso da técnica String Art, que utiliza pregos e fios de sutura para formar composições e demarcar as áreas de luz e sombra.

Tomás, menino de 2 anos, foi operado no útero da mãe após o pré-natal apontar um defeito congênito conhecido como espinha bífida do tipo mielomeningocele, uma doença rara na qual a medula espinhal do bebê não se desenvolve adequadamente. A cirurgia de correção, se realizada até a 26ª semana, aumenta a qualidade de vida do bebê. Hoje ele está com dois anos e leva uma vida normal. Já a jornalista e influenciadora body positive Paula Bastos seguiu a recomendação de sua equipe médica para cirurgia bariátrica após ser diagnosticada com hipertensão e pré-diabetes. Ela realizou o procedimento com sucesso há seis meses, e hoje está feliz com a decisão que tomou.

Para saber mais, acompanhe as hashtags #BeyondTheProcedure, #LAF2019 e #LAFMasters2019 e as redes sociais da Johnson & Johnson.

Deixe seu comentário