Longevidade Expo+Fórum lança programação da Maratona Digital 2021

A população longeva não para de crescer. Para além da obviedade dessa afirmação, a realidade que se impõe globalmente demanda uma nova postura da sociedade civil e do poder público, além de iniciativas mais assertivas do mercado, com propostas de serviços e equipamentos idealizados para esses consumidores.

Com esse propósito, de provocar o debate e a aproximação entre empresas e consumidores longevos, a Longevidade Expo+Fórum, um dos principais eventos voltados para o público 50+, preparou, em parceria com as entidades parceiras, uma programação exclusiva para a Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum 2021, que acontece de 1 a 4 de outubro. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site do evento.

Os temas são os mais diversos: uso e aplicações da tecnologia no dia a dia do longevo, bem-estar, empreendedorismo, economia, saúde, trabalho, arte, moda e comportamento. Ao todo serão 25 horas de conteúdo ao vivo em formato de talkshow, mais de 60 palestrantes e convidados, além de um showroom virtual, em que os participantes poderão conhecer as novidades em serviços e equipamentos que as empresas preparam para os consumidores 50+.

“A experiência da Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum no ano passado nos confirmou que existe uma demanda importante por conteúdo, produtos e serviços entre as pessoas 50+. Não se pode ignorar que o poder de compra dos 65+ no mundo deve dobrar em 10 anos para US$ 15 trilhões, mas mesmo assim, quatro em cada 10 consumidores com mais de 55 anos sentem falta de produtos e serviços voltados para eles. É um segmento de mercado ávido por atenção”, analisa o idealizador do evento, Francisco Santos, 73+.

Segundo ele, em 2020 o evento teve mais de 9 mil inscritos e 36 mil acessos no YouTube e “este ano, a Maratona Digital da Longevidade acontece com a mesma magnitude, com uma oferta única de conteúdo, especialistas e personalidades compartilhando informações preciosas sobre como aproveitar ao máximo este momento da vida e, ainda, um grupo muito especial de empresas que investem em produtos e soluções para dar mais segurança, autonomia, beleza e divertimento à nossa realidade”, conta.

Tecnologia, Empreendedorismo e Cultura

No primeiro dia, que coincide com o Dia Internacional do Idoso, a Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum 2021 começa com o painel proposto pela USP 60+, para avaliar as lições positivas advindas com a pandemia.

Na sequência, o debate tem a curadoria do Labora – empresa de RH Tech, com atuação no tema da Longevidade e na construção de ecossistema de longevidade, a partir do movimento social Lab60+ – e envolve o assunto trabalho e empreendedorismo, com o debate em torno da inclusão geracional como estratégia de empresas líderes, avaliando como as oportunidades no mercado de trabalho se abrem para o público 50+ e como, e porque, equipes intergeracionais estão se destacando quando olhamos para startups e fintechs e os benefícios que trazem para as equipes de tecnologia.

Durante o dia está programado um painel sobre a Longevidade no Brasil e em São Paulo, em contraste com as chamadas Blue Zones, tendo como convidados representantes da Itália, Israel, Estados Unidos, Japão, Grécia, Costa Rica e Dinamarca.

Outro tema proposto no primeiro dia de evento será a tecnologia e o empreendedorismo, com curadoria da Maturi e foco no desafio da adaptação ao trabalho remoto e o lifelong learning, a atualização contínua dentro e fora do mundo corporativo. Maturi é uma plataforma que reúne oportunidades de trabalho, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking, com o objetivo de conectar pessoas maduras e experientes em busca de atividades e ocupação entre si e com empresas.

Ainda no primeiro dia, a AGING 2.0 – organização mundial que apoia inovadores do mercado de tecnologia para a longevidade – fará a apresentação dos projetos vencedores de tecnologia para 50+.

Para fechar “com chave de ouro”, o SESC -SP traz ‘As avós da Razão’, para uma conversa exclusiva com o público da Maratona Digital da Longevidade.

Trabalho, educação e Arte

O segundo dia da Maratona Digital da Longevidade começa com a longevidade nos Pampas: o segredo dos gaúchos para viver mais e melhor. Na sequência, a discussão se volta para o tema de Bem-Estar e Moradia, com a curadoria da Unibes Cultural, com o debate sobre cohousing e as várias formas do morar: partilhar, assistida, protegida e a independente, com as dicas da arquiteta Flávia Ranieri para transformar a nossa casa em um lugar seguro, de forma fácil e criativa.

O Portal do Envelhecimento, grupo parceiro da Longevidade Expo+Fórum, é formado por estudiosos do processo de envelhecimento na perspectiva do ser que envelhece e não unicamente que adoece. Esta filosofia e ‘atitude’ frente ao envelhecimento é o pressuposto para o desenvolvimento da contínua construção de uma ‘Cultura da Longevidade’, e promoverá o debate sobre tempos, medos e esperanças no longeviver.

Outro assunto a ser discutido será o impacto do cuidado domiciliar na saúde do longevo, um painel conduzido pela Master Care, empresa que tem a missão de qualificar o cuidado com o longevo e unir as famílias e os cuidadores.

O trabalho e a educação também têm espaço na programação do segundo dia de evento. A Maturi volta à cena no comando dos painéis Empreendedorismo e novas oportunidades e formas de trabalho no mercado 50+ e cases de inclusão dos 50+ com grandes empresas no Brasil.

Ao final do dia, novamente o SESC-SP oferece espetáculos exclusivos, com a mostra Sentidos – A Longevidade na Arte e uma aula de dança com o Mestre Caçapava.

Congresso Brasileiro da Longevidade Seguros Unimed

Como parte dos dois primeiros dias de Maratona Digital, acontece o Congresso Brasileiro da Longevidade Seguros Unimed, que chega à terceira edição sendo um dos grandes protagonistas da Longevidade Expo+Fórum, promovendo a discussão sobre o envelhecer na sociedade atual e com a participação de pensadores, artistas, profissionais e especialistas de grande expressividade para o mercado longevo.

Iniciativas do Poder Público

O terceiro dia da Maratona Digital da Longevidade terá uma programação especial dedicada às iniciativas do setor público, com curadoria da Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo.

Como explica Francisco Santos: “A população sênior é uma realidade da sociedade brasileira. Hoje, 54 milhões de brasileiros já estão na faixa dos 50 anos e, em 2030, somarão 70 milhões; o equivalente a 18% da futura população. Além disso, quase 30% da população sênior está no estado de São Paulo, principalmente na capital. “Somos indivíduos produtivos, que colaboramos diretamente com a dinâmica econômica. É preciso incentivar o debate e a construção de propósitos e a Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum se propõe a ser este espaço de partilha e construção”.

Feira online

Durante todos os dias de Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum, acontece a feira digital, um espaço online, com acesso descomplicado e rápido, para que as empresas possam apresentar as soluções em equipamentos e serviços para o público longevo, sendo uma verdadeira vitrine de lançamentos e de experimentação.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.